LTV: o que é, estratégias e plano para 2024
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Saiba o que é LTV, estratégias e plano para 2024

Entenda o que é LTV (lifetime value ou valor de tempo de vida do cliente), conheça estratégias e planos de ação para 2024.
LTV

Você já parou para pensar em quanto tempo um cliente fica com sua empresa? Esse é um indicador fundamental para ser acompanhado, que recebe o nome de LTV ou, em português, Tempo de Vida do Cliente. Mas, calma! Se você nunca tinha se deparado com essas três letras, não tem problema. 

Neste artigo, vamos mergulhar de cabeça nesse conceito. Acompanhe a leitura e entenda o que é LTV, porque ele é tão crucial para o sucesso do seu negócio e, claro, como aumentar esse importante KPI em 2024. Descubra o poder da comunicação para estender ao máximo o tempo que seu cliente é ativo em sua base. Vamos lá? 

O que é LTV?

Lifetime value ou LTV, é uma métrica essencial para manter a saúde de uma empresa. Trata-se de um conceito que revela quanto um cliente gera de receita na média de tempo que permanece ativo e engajado com a sua empresa. Em outras palavras, é um indicador que busca entender qual retorno financeiro um cliente médio traz ao continuar comprando seus produtos ou serviços. 

É importante ressaltar que o LTV não se resume apenas ao período de uma única transação. Ele abrange todo o relacionamento entre o cliente e a empresa ao longo do tempo. Imagine o LTV como a representação, em métrica, de toda uma jornada que começa quando um cliente faz sua primeira compra e continua durante todo o período em que ele decide investir em seus produtos ou serviços. 

Sendo assim, o LTV não é apenas sobre vender um produto uma vez, mas sim sobre construir relacionamentos duradouros que beneficiam ambas as partes. Contudo, para que um negócio tenha sucesso e cresça de maneira sustentável, é fundamental investir em ações que aumentem o LTV do cliente, e não apenas em campanhas de aquisição de novos.

Como se calcula o LTV?

Para obter valores mais precisos na hora de calcular o LTV, será preciso saber o ticket médio do seu negócio, a quantidade média de transações realizadas em um ano, juntamente com a média de tempo que os clientes mantêm seu relacionamento com a empresa. Veja a fórmula a ser seguida no cálculo do LTV:

LTV = (Ticket médio x Média de compras por cliente ao ano) x Média de tempo de retenção de clientes

Que tal um exemplo? Imagine que você tem um e-commerce e os consumidores gastam, em média, R$ 500 por compra. Os clientes efetuam em média 5 compras por ano, e mantêm o relacionamento com a sua marca por cerca de 2 anos. Aplicando a fórmula, o cálculo de LTV é:

LTV = (500 × 5) × 2

LTV = 5.000.

Ou seja, de acordo com este exemplo, ao longo do seu ciclo de vida, o cliente médio do seu e-commerce geraria em torno de R$ 5 mil de receita.

Qual a relação entre LTV e CAC?

A relação entre LTV e CAC é fundamental para avaliar a sustentabilidade e a eficácia dos esforços de marketing e aquisição de clientes de uma empresa. Manter um equilíbrio positivo entre ambas as métricas, é essencial para garantir que os esforços de aquisição de clientes sejam rentáveis e contribuam para o crescimento da empresa.

Aliás, o CAC representa o custo de aquisição de um cliente e inclui despesas de marketing, vendas e entre outros. Se o CAC é maior que o LTV, a empresa irá enfrentar desafios financeiros a longo prazo, já que esse novo consumidor não está retornando para a empresa nem ao menos o quanto ela gastou para adquiri-lo. Nesse caso, há a necessidade de otimizar estratégias de retenção e melhorar a eficiência de aquisição.

Por outro lado, se o LTV é maior que o CAC, significa que a empresa está gerando mais receita ao longo da jornada do cliente do que o custo inicial para adquiri-lo. Isso é positivo e indica uma estratégia de aquisição de clientes sustentável e uma construção de relacionamento sólida com a sua base de consumidores. 

Por que é tão importante acompanhar o LTV?

Acompanhar o LTV oferece uma série de benefícios essenciais para empresas que buscam não apenas atrair, mas também manter clientes de maneira sustentável. Em primeiro lugar, ele proporciona uma compreensão mais profunda do valor real que cada cliente traz para o negócio ao longo do tempo. Isso vai além de uma única transação, permitindo que as empresas identifiquem os clientes mais valiosos e concentrem seus esforços de retenção neste grupo.

Outro benefício está na otimização das estratégias de marketing e aquisição de clientes. Ao conhecer o LTV, as empresas podem direcionar seus recursos para atrair clientes com maior potencial, maximizando o retorno sobre o investimento em marketing. 

Além disso, a compreensão da métrica permite uma alocação mais eficiente de recursos, evitando gastos excessivos na aquisição de clientes de curto prazo e direcionando esforços para a fidelização daqueles com maior valor ao longo do tempo. 

Por fim, o LTV também desempenha um papel crucial na tomada de decisões. As empresas podem ajustar suas estratégias com base nas tendências do lifetime value, identificando áreas de melhoria na experiência do cliente, comunicação ou no atendimento. 

ltv

4 estratégias para aumentar o LTV em 2024

Agora que você já sabe o que é LTV e a importância de acompanhar esse indicador, que tal conferir algumas estratégias para fidelizar seus clientes? Em primeiro lugar, é importante entender que aumentar o LTV não se trata apenas de vender mais em uma única transação, mas de cultivar um vínculo duradouro que resulte em transações repetidas ao longo do tempo. 

Significa estender o período durante o qual um cliente permanece ativo e engajado com uma empresa, resultando em uma receita mais substancial ao longo desse relacionamento. Para isso, é preciso investir em estratégias que visam prolongar e maximizar o valor que um cliente gera para a empresa. 

Existem várias maneiras de aumentar o LTV, e muitas delas estão centradas na construção de relacionamentos mais sólidos e na oferta de valor contínuo aos clientes. Isso pode incluir a melhoria da experiência do cliente, o fornecimento de produtos ou serviços complementares, a personalização de ofertas com base no comportamento do cliente e a implementação de programas de fidelidade.

Vamos discutir com mais detalhes 4 dessas estratégias para você aplicar no seu negócio em 2024:

Defina seu ICP

O Perfil de Cliente Ideal, conhecido como Ideal Customer Profile (ICP) em inglês, personifica o cliente mais alinhado com a proposta, soluções e objetivos específicos da sua empresa. Ao ter um ICP claramente definido, você tem a capacidade de atrair leads mais qualificados, reduzindo as chances de desistência (churn). 

Esses leads, ao se identificarem com sua oferta, tendem a se converter em clientes de forma mais rápida e a manter um relacionamento sustentável ao longo do tempo. Uma abordagem recomendada para desenvolver o ICP é classificar os clientes com base na lucratividade. 

Dessa maneira, as equipes de marketing e vendas podem direcionar campanhas e esforços para o público que tem o potencial de impulsionar o ticket médio da empresa. Essa estratégia não apenas maximiza o LTV, mas também contribui para um alinhamento mais eficaz entre as ofertas da empresa e as necessidades do cliente.

Foque na experiência do cliente

É a experiência que você oferece ao seu cliente que fará com que ele fique permaneça mais tempo engajado e comprando com você. Para isso, existe uma série de ações que podem ser feitas, como personalização de ofertas e conteúdos nas comunicações e, claro, oferecer um atendimento impecável

Mantenha uma comunicação pós-compra ativa. Envie atualizações, dicas de uso e ofertas exclusivas para manter os clientes engajados e interessados. Solicite feedback dos clientes e use essas informações para melhorar continuamente seus produtos, serviços e processos. Isso demonstra um compromisso com a satisfação do cliente a longo prazo. 

Invista em ações de retenção

A lealdade do seu cliente é a sua maior riqueza quando o assunto é LTV. Por isso, invista em ações para reter quem já compra com você. Uma ideia super eficaz é implementar programas de fidelidades, que recompensem os clientes por compras repetidas. Descontos exclusivos, brindes ou acesso prioritário a novos produtos são maneiras eficazes de incentivar a lealdade.

Identifique oportunidades para cross selling (venda de produtos adicionais) e upselling (venda de versões premium) para aumentar o ticket médio das transações. Aproveite também e implemente estratégias para reativar clientes inativos e ofereça incentivos especiais ou destaque novos recursos para reconquistar seu interesse.

Mantenha canais de comunicação ativos

Os clientes estão cada vez mais conectados e esperam interagir com o seu negócio em diferentes canais de comunicação. Para atender às necessidades, é seu dever oferecer meios de comunicação ativos e eficientes, que incluam opções digitais e tradicionais. Vá além do telefone e implemente SMS, RCS, e-mail marketing e agentes de voz no seu negócio para melhorar a jornada de compra do seu cliente.  

Esses canais não servem só para suporte ao cliente, mas também para desenvolver o relacionamento duradouro que você tanto busca na hora de aumentar o LTV. O envio de ofertas, cupons, informações sobre pedidos e mensagens em datas sazonais fazem parte do pacote de ações para construir um relacionamento com os seus clientes. 

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28 de dezembro de 2023
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