Inadimplência: como gerar acordos de cobrança no fim de ano?
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Como reduzir a inadimplência no fim de ano?

Veja como é possível reduzir a inadimplência no fim de ano através de estratégias de comunicação eficientes.
cobrança inadimplência

O fim de ano é uma época de muitas vendas para diversos segmentos. Black Friday, 13º salário, Natal, Ano Novo e férias escolares são sinônimos de carrinho cheio para muitos consumidores. Mas, apesar do cenário positivo, a maré cheia também pode trazer um problema muito comum nos meses seguintes: a inadimplência de fim de ano, que é quando os clientes percebem que gastaram mais do que deveriam e deixam de pagar suas contas. 

Mesmo com a promoção de diversas ações de cobrança durante o final do ano, muitas empresas notam que seus clientes ainda se deixam levar pelas datas sazonais e acabam mergulhados em dívidas. E os dados sustentam essa percepção. Em abril de 2021, 63 milhões de brasileiros tinham contas em atraso, de acordo o Serasa Experian. Isso representa quase 30% da população do país.

Essa alta fatia de inadimplentes acaba prejudicando não apenas a si mesmos, mas também a saúde financeira de muitos negócios. Porém, a boa notícia é que existem estratégias para evitar, controlar e diminuir a inadimplência no fim do ano, e todas elas podem (e devem!) ser aplicadas o quanto antes no seu negócio. Quer saber como resolver inadimplência de clientes e diminuir os seus riscos? Então acompanhe a leitura a seguir. 

O que é inadimplência e quais os impactos para o negócio?

A inadimplência é o não pagamento de uma conta ou dívida. Assim, o consumidor inadimplente é aquele que está com uma dívida em aberto. Ela acontece em todos os tipos de negócio, e pode se tornar uma pedra no sapato, principalmente quando se torna recorrente e duradoura. Afinal, quando você, empresa, realiza uma venda, você conta com aquele dinheiro no seu fluxo de caixa. 

Por isso, mapear os riscos e criar estratégias para diminuir a inadimplência é fundamental. Mas, não é somente cobrar os clientes até que eles paguem. É preciso saber quando cobrar e, principalmente, como. Isso porque, a cobrança errada pode piorar ainda mais a situação, e fazer com que você perca o cliente para sempre e ainda não consiga recuperar o valor que ele te deve. 

Como definir o risco de inadimplência?

Antes de se deparar com um aumento da inadimplência de fim de ano, saiba que existem formas de definir o risco disso acontecer e amenizar os prejuízos.

O primeiro passo é criar uma boa política de análise de crédito, com um score de classificação. Para isso, você precisará ter acesso a serviços de proteção ao crédito para avaliar algumas informações dos clientes, como Serasa ou SPC. Através dessa prática, é possível identificar se a pessoa tem pendências de pagamentos e protestos e avaliar se ela terá condições de fazer o pagamento com base na renda e no comportamento de compra.

É importante que cada cliente que queira comprar com a sua empresa passe por esse processo. Dessa forma, você transforma a cultura da sua empresa para que a consulta dos clientes se torne parte do dia a dia dos seus colaboradores. 

A análise de crédito da sua empresa também pode pedir um outro fornecedor como referência para mapear o quanto ele gasta com cada fornecedor ao longo do mês, além de criar uma linha de crédito para cada cliente, impondo limites para cada perfil a fim de monitorar quais clientes necessitam de um crédito maior.

Mas afinal, como diminuir a inadimplência?

Com informações prévias sobre os riscos assumidos, é preciso traçar estratégias para diminuir a inadimplência quando ela acontecer. Sim, qualquer negócio terá inadimplentes, afinal, é impossível garantir o pagamento integral de todos os clientes. No entanto, isso não é um motivo para grande preocupação, caso você prepare ações que revertam esses casos.

A seguir, vamos te dar 5 dicas para controlar a inadimplência no fim de ano no seu negócio, preparando ações antes mesmo que o seu cliente entre em débito com você. Acompanhe: 

1. Descubra o que impulsiona o índice de inadimplência

Para qualquer planejamento ser efetivo, é fundamental que você entenda o que motiva a inadimplência no seu negócio. Para isso, faça uma avaliação geral detalhada da atual situação de pagamentos e cobranças da sua empresa e procure elencar os pontos de melhoria. 

Outra saída é buscar feedbacks dos seus clientes por meio de uma pesquisa que pode ser disparada por SMS ou e-mail, por exemplo. Busque compreender o que causa a falta de pagamento, assim como definir o índice de inadimplência geral para traçar ações corretivas.

2. Ofereça mais formas de pagamento

Um dos principais problemas encontrados após pesquisas e avaliações feitas no item anterior é em relação a forma de pagamento. Ou são poucas as alternativas para pagar, ou então, os sistemas não são seguros, causando um aumento dos clientes inadimplentes. Tenha em mente: Quanto mais possibilidades de pagamento sua empresa oferecer, menos motivos seu cliente terá para não pagar o serviço em dia. 

Débito em conta, cartão de crédito, boleto bancário e PIX são as opções mais utilizadas. Mas, lembre-se de pegar todas as informações possíveis sobre ele, para facilitar a cobrança, caso ele se torne inadimplente. Também é importante permitir que o seu cliente mude a forma de pagamento escolhida. Assim, caso ele tenha problema com um cartão de crédito, ele pode inserir outro. 

3. Prepare uma área do cliente acessível e intuitiva

Para diminuir a inadimplência de fim de ano, é fundamental eliminar qualquer barreira que dificulte o pagamento. Para isso, vale investir em uma área do cliente intuitiva e digital, como um aplicativo, por exemplo, no qual ele pode realizar algumas funções básicas como: histórico de pagamentos, acesso a segunda via de fatura, alteração do meio de pagamento e etc. 

4. Dê benefícios para quem paga em dia

Estimular o pagamento em dia pode ser muito mais assertivo do que negociar uma dívida em aberto. Por isso, crie uma operação de cobrança através dos canais de comunicação. Assim, ofereça algumas vantagens como descontos ou bônus em próximas compras para aqueles que pagarem suas contas na data correta? 

Lembra da dica número 1? Então! Ao entender o motivo da inadimplência, você conseguirá encontrar uma vantagem que agrade o seu público para que o pagamento ocorra corretamente. Com certeza uma grande parcela de clientes irão se esforçar para pagar as contas em dia e garantir os benefícios que você propôs. 

5. Mantenha canais de comunicação ativos

Faz parte da responsabilidade da empresa disponibilizar diferentes canais de comunicação que enviem lembretes constantes em relação aos pagamentos, débitos em abertos e multas que poderão ser aplicadas. Essas simples ações mantém os seus clientes informados, e reduz a inadimplência no fim do ano, já que muitas vezes a falta do pagamento pode ter sido apenas um esquecimento, ou dificuldade em encontrar o que precisava ser pago. 

Experimente, por exemplo, avisar que as faturas já estão disponíveis para pagamento via SMS, ou então, enviar o código de barras na própria mensagem, facilitando ainda mais a vida do seu cliente. Você também pode fazer chamadas via agentes de voz avisando sobre pagamentos atrasados e negociação de dívidas. 

Como resolver inadimplência de clientes? Aprenda como cobrar um cliente no fim de ano!

Você fez todas as etapas acima e, como já era esperado, ainda assim restaram alguns inadimplentes que precisarão ser cobrados, certo? Antes de partir para cobrança extrajudicial, que tal entender como cobrar um cliente educadamente e aumentar as suas chances de recuperação de crédito no fim de ano? Para isso, você precisará de uma ajudinha da tecnologia, para automatizar as cobranças através de uma régua de comunicação. 

Nesta régua, você irá aplicar campanhas de cobrança, em diferentes canais, dando a possibilidade do seu cliente se manifestar e pagar o que deve. Acredite, a cobrança amigável é a melhor forma de resolver a inadimplência e cultivar bons relacionamentos com os seus clientes, que poderão voltar a comprar com você uma vez que o problema estiver resolvido. 

Cobrança por telefone

Essa é uma das formas mais tradicionais de cobrança e, quando bem executada, traz resultados positivos para a empresa. No entanto, com o passar dos anos, ficou evidente que esse pode ser um canal que gera bastante desconforto para os clientes, afinal, quem gosta de ser cobrado por um outro ser humano? 

Para resolver essa vulnerabilidade, estão sendo utilizados os agentes de voz virtuais. Esses robôs de voz para a cobrança podem ser preparados para passar informações sobre a dívida em aberto e, graças a sua tecnologia que conta com inteligência artificial, podem até mesmo propor algumas opções de pagamento especiais para o final do ano, negociando com o cliente em tempo real, sem constrangê-lo.

Se você acha que esse canal faz sentido para a sua empresa, conheça o Play!, o agente de voz ideal para o seu negócio. 

Cobrança por SMS

O SMS também é um excelente canal para iniciar uma campanha de fim de ano para reduzir a inadimplência. Ele tem uma taxa de abertura que chega próxima a 100%, já que a sua entrega não depende de internet ou aplicativos terceiros e ainda passa credibilidade a comunicação, com o recurso de verified, por exemplo. 

Através dele, você pode comunicar condições especiais para quem está em dívida, oferecendo descontos no pagamento, disponibilizar o código de barras por escrito do boleto que deve ser pago, ou então, informar outros meios de comunicação que o cliente pode usar para renegociar suas dívidas. Precisa desse canal para diminuir a inadimplência na sua empresa? Então conheça mais sobre a nossa plataforma de envio de SMS

Fale com nossos especialistas e descubra como a Pontaltech pode ajudar a diminuir a inadimplência do seu negócio, através de ferramentas de comunicação que podem ser aplicadas para a estratégia de cobrança. Estamos esperando por você! 

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08 de novembro de 2022
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