Agentes virtuais de voz na cobrança: por que investir?
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Por que investir em agentes virtuais de voz na cobrança?

A ação de cobrança é sempre um momento delicado, porém a tecnologia agentes virtuais de voz facilitam o processo através da cobrança amigável
por que investir em agentes virtuais de voz na cobrança

Nenhuma empresa no mundo está livre da inadimplência. Realizar cobranças é sempre um momento delicado, e muitos casos podem, inclusive, ter que ser resolvidos na justiça. Mas e se a gente te falar que existem outras formas de tentar recuperar o crédito? Pois é. O uso de agentes virtuais de voz na cobrança tem se tornado o trabalho cada vez mais fácil.

Por meio da inteligência artificial, os voicebots automatizam o relacionamento na cobrança amigável e tornam essa tarefa não só mais barata, como efetiva. E se você está pensando que inteligência artificial e agentes virtuais não são para o seu negócio, saiba que está enganado. Essas soluções são recursos poderosos para qualquer perfil e tipo de empresa, seja ela grande ou pequena.

Então, que tal entender melhor qual o papel dos agentes virtuais de voz na cobrança e quais os benefícios de adotar essa estratégia na sua empresa? Continue acompanhando esse conteúdo para tirar suas dúvidas!

Papel dos agentes virtuais de voz na cobrança

Uma cobrança de crédito deve sempre ser realizada por meio de uma conversa tranquila e educada. Afinal, o objetivo da empresa não é só cobrar a dívida, mas entender os motivos da inadimplência e buscar a melhor solução para o cliente. É necessário, por exemplo, entender se a falta de pagamento se deve por esquecimento, ou problema financeiro antes de oferecer a condição para quitar a dívida.

Pensando nesse cenário, os agentes virtuais de voz com IA são perfeitos para otimizar as etapas e realizar atendimentos eficientes de maneira ágil e efetiva. Através do reconhecimento de voz, os voicebots são capazes de entender a situação dos clientes. A partir daí eles podem oferecer uma solução de acordo com a estratégia do negócio.

Para que os agentes consigam aprender a pensar como um humano e encontrar soluções para os questionamentos dos clientes, eles precisam de dados. Quanto mais informação você der para eles, com mais excelência será o atendimento.

Os robôs se utilizam de gravações humanizadas, com um tom de voz respeitoso e amigo, como deve ser em uma ação de cobrança. E o melhor, eles ainda podem atuar em diferentes etapas desse processo, contribuindo também para estratégias mistas, ou seja, quando o atendimento é parte feito por robôs, e parte por humanos. Veja a seguir:

agentes virtual de voz agente virtual de voz cobrança

Agente localizador

Esse agente virtual é utilizado para aumentar a taxa de contato com a pessoa certa. Ele realiza ligações e identifica se quem atendeu é quem a empresa procura. A partir daí, ele pode seguir fazendo a negociação (agente negociador), ou transferir a ligação para um atendente humano.

Agente negociador

Esse tipo de agente virtual com voz negocia acordos com agilidade e oferece alternativas de pagamentos. As taxas de conversão com esse recurso costumam ser bem positivas, contribuindo para o resultado geral da empresa.

Agente virtual preventivo

Considerando que, muitas vezes, a inadimplência acontece por causa de esquecimentos, esse agente virtual de voz é responsável por lembrar seus clientes sobre vencimentos próximos e parcelas de acordos firmados.

Benefícios dos agentes virtuais de voz na cobrança

Agora que você já entendeu o papel do agente virtual nas cobranças e suas principais características, chegou a hora de conhecer os benefícios de adotar essa ferramenta na sua empresa. Você vai ver que com essa estratégia é possível trazer vantagens que antes pareciam impossíveis de alcançar. Vem com a gente!

Ganho de tempo

Não é à toa que, de acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos para o Fórum Econômico Mundial, 65% dos entrevistados defendem que o uso de IA no cotidiano torna a vida mais fácil e ágil.

Mas o ganho de tempo não é só para os clientes. Sua empresa também ganha muito tempo ao investir nesse recurso. Além é claro, da otimização do tempo de chamada – que se torna muito mais curta e objetiva – um agente virtual de voz realiza, em média, 350 acionamentos por hora. Ou seja, em um único dia, com 12 horas de trabalho, é possível impactar 3.500 clientes com apenas um único agente virtual. Um número impossível de alcançar sem o uso de tecnologia, não é mesmo?

Redução de custos

A economia ao investir em agentes virtuais de voz para cobrança vem de muitas formas. A começar pela estrutura física. O custo total da operação é muito menor porque você não precisa se preocupar com espaço, materiais de trabalho e um grande número de profissionais para realizar as ligações. Além disso, os agentes virtuais de voz não têm limite de horas trabalhadas, e podem atuar 24 horas por dia, 7 dias da semana, de acordo com a estratégia.

Colocando na ponta do lápis, o custo-benefício dos agentes virtuais de voz é excelente, visto o retorno que dão. Com mais chamadas realizadas por minuto, e um discurso objetivo e alinhado com as condições do negócio, as taxas de sucesso também sobem de forma constante.

Como melhorar a experiência do cliente de cobrança com agentes virtuais de voz?

Quem é que gosta de receber cobranças ou de ficar esperando horas para ter uma solução? A inteligência artificial dos agentes virtuais de voz oferece recursos para que as ligações sejam as mais ágeis e eficientes possíveis, sem perder a humanização. Ou seja, o cliente pode relatar suas dificuldades financeiras para o robô, e mesmo assim receber a atenção e uma solução personalizada em menos tempo.

Outro recurso dos agentes de voz diretamente ligado à experiência do cliente é o reforço constante da identidade da sua marca. O tom de voz e o perfil do voicebot na ligação pode ser totalmente personalizado, de acordo com o objetivo da ligação. Por exemplo: imagina o seu cliente recebendo de forma amigável, uma condição de pagamento exclusiva para quitar suas dívidas? Ou então, sendo lembrado sobre a data de vencimento de uma parcela?

Por fim, outro grande benefício do agente virtual de voz na cobrança é a redução do constrangimento. Seus clientes tendem a ficar mais à vontade ao falar com um robô do que com uma pessoa, principalmente em casos de inadimplência.

Nós temos a solução ideal de agentes virtuais para automatizar e oferecer mais eficiência nas suas cobranças. Quer saber mais sobre esse assunto? Continue acompanhando nosso blog e aproveite para agendar uma conversa com os especialistas do nosso time!

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04 de maio de 2022
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