Marketing de guerrilha: como usar VUI e conversação de chatbot?
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Conversação, VUI e chatbot: o novo marketing de guerrilha

Entenda como ter resultados na automação de voz e atendimento por VUI, e utilizá-los como marketing de guerrilha na sua empresa.
automação de marketing de guerrilha

A forma como as pessoas consomem produtos e serviços sofreu grandes mudanças nos primeiros anos do século XXI. E, se a maneira de consumir mudou, as estratégias de marketing também precisaram se adequar para continuar chamando a atenção dos consumidores. Com a digitalização e o poder de comunicação nas mãos dos clientes através dos smartphones, o marketing de guerrilha evoluiu, adaptando-se às novas necessidades. 

O marketing de guerra para o consumidor moderno utiliza os canais digitais e a comunicação automática como principais artifícios dessa nova estratégia. Esses elementos, quando bem aplicados, dão “superpoderes” às marcas, que agora estão focadas na experiência que vão oferecer aos seus clientes, e não mais nas características dos produtos e serviços que vendem. 

Se você quer entender mais sobre esse assunto, é só continuar esta leitura. Neste artigo, conheça o novo marketing de guerra para o século XXI, como se deu essa evolução, e porque os canais digitais e o marketing conversacional são a chave para o sucesso para atrair essa nova geração de consumidores e gerar mais resultados para a sua empresa. Vamos lá? Acompanhe! 

O que é marketing de guerra, ou marketing de guerrilha?

O nome marketing de guerrilha, ou marketing de guerra, diz respeito as estratégias criativas para divulgar produtos e serviços sem usar muito investimento. Essas ações visam promover campanhas inesperadas que criam um alto impacto para a empresa, e proporcionam uma experiência memorável ao consumidor

Implementada no início dos anos 80, essa estratégia tinha como objetivo desconstruir a ideia de que o marketing era uma batalha de produtos, mas sim uma batalha de percepções. Ou seja, mais vale ser o primeiro na mente do consumidor, do que ser o primeiro em qualidade. Essa ideia foi criada pelo publicitário americano Jay Conrad Levinson, que se inspirou na Guerra do Vietnã. O país, mesmo com um poder de fogo bem menor e poucos recursos, venceu utilizando estratégias criativas de guerrilha.

Ou seja, o marketing de guerra é utilizado como “lembrança de marca”, que pode resultar em boa percepção e relacionamento com o cliente.

Qual o objetivo do marketing de guerrilha ou de guerra?

O principal objetivo do marketing de guerra era ser uma opção de campanha “fora da curva” para as empresas com baixo orçamento para investir, mas que desejavam captar clientes e criar visibilidade para a marca. Assim, através de um conjunto de ações publicitárias criativas, diretas e até mesmo, agressivas, o público se surpreendia e era positivamente impactado pela marca. 

A maioria das ações de marketing de guerra eram feitas em locais públicos como shoppings, parques e praias, já que as ações tinham mais resultado em lugares com grande circulação de pessoas. No entanto, com o passar dos anos, começou a repercutir na internet e muitas ações viralizaram nas redes sociais, aumentando o impacto. Assim, este passou a ser o objetivo do marketing de guerrilha atualmente: fazer com que as pessoas compartilhem suas experiências nas redes sociais. 

É importante ressaltar que esse tipo de marketing se encaixa para qualquer tipo de negócio, independente do porte e segmento. Inclusive, essa estratégia é ótima para pequenas empresas pois possui um custo muito menor se comparado ao tradicional. O único critério fundamental é a criatividade e a geração de uma boa experiência para o seu atual consumidor ou futuro cliente.

Bem-vindo ao novo marketing de guerrilha

No passado, o marketing de guerrilha se restringia a realizar ações em locais públicos para que a marca ganhasse algum tipo de visibilidade. Com o passar dos anos, e a chegada da internet, o objetivo dessas ações passou a alcançar milhares de seguidores nas redes sociais. 

Porém, será que esse modelo de marketing de guerra sustentaria todas as necessidades do consumidor moderno? Se o objetivo dessa ação é promover uma boa experiência, será que apenas levar o conhecimento da marca é suficiente? A digitalização e o poder de comunicação nas mãos dos consumidores mudaram rapidamente a lógica do marketing de guerrilha. 

Entre 2010 e 2020, a ideia de que só as grandes marcas, aquelas que são dominantes na cabeça dos consumidores teriam sucesso foi perdendo relevância. As mídias tradicionais, como os comerciais na TV em horário, continuavam impactando muita gente, mas somente se a marca estivesse preparada digitalmente para sustentar essas ações. 

Começa então a era em que o consumidor é o protagonista, e elabora a própria visão das marcas com base na sua experiência, e não no impacto que elas têm, influenciando as decisões de outras pessoas. A maior prova disso é o surgimento dos influenciadores que, hoje, indicam produtos de marcas que nunca realizaram grandes ações de marketing tradicionais. 

Junto com essa mudança no comportamento dos consumidores, a ideia de alto impacto tão defendida no marketing de guerrilha do passado deixou de fazer sentido, dando lugar ao marketing orientado à conversão e engajamento. Ou seja, a marca que irá se destacar é aquela com habilidade para manter conversas com os consumidores, principalmente nos canais digitais, e criar experiências de compra que tragam satisfação ao cliente

Canais digitais e automatização

A Era Digital estimulou novos comportamentos. Assim, estamos diante de um novo modelo de marketing de guerra conversacional que nasce com foco em Customer Experience. Ou seja, em atender às novas necessidades de compra on-line, social commerce, live commerce, marketing phygital, omnicanalidade e disposição para o diálogo na hora e no canal que o consumidor desejar.

Em busca de conveniência e velocidade digital, o consumidor omnichannel agora inicia a conversa com as empresas e pressiona por respostas ágeis e instantâneas. Os aplicativos de mensagem chegaram com tudo, e as marcas se veem obrigadas a dialogar com os seus clientes pelas redes sociais. Isto é, entretê-los pelo TikTok e disponibilizar inteligência artificial ao telefone ou mensagens de texto com o uso de chatbots e voice bots. 

Para dar conta de tudo, muitas empresas já automatizaram alguns desses processos, e contam cada vez mais com a tecnologia para a realização de tarefas simples. Só assim a experiência do cliente é positiva e o consumidor é fidelizado. Afinal, sem um empurrãozinho da tecnologia, pode ser difícil oferecer uma jornada do cliente fluida e sem atritos. Ou seja, estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana e ter a habilidade para conversar no momento em que o cliente quiser, com empatia. 

Como implementar o VUI pode ser um marketing de guerrilha para melhorar o relacionamento com clientes?

Melhor do que ser o primeiro em qualidade, ou na mente do consumidor, é fortalecer a ideia de que a sua empresa é acessível e preza pelo relacionamento. Nesse cenário, as interfaces de voz são um ótimo apoio para escalar a sua operação, garantindo interações humanizadas, autônomas e velozes aos seus clientes, sem perder a qualidade no atendimento. 

As interfaces de usuário de voz (VUIs) são robôs que podem se comunicar sem precisar de uma interface visual. Em vez disso, elas dependem apenas do som e funcionam através de uma tecnologia de reconhecimento de voz, bem como inteligência artificial e aprendizado de máquina.

A inteligência artificial presente nesta tecnologia é capaz de suportar uma série de demandas, respondendo a questionamentos básicos. Seja abrindo solicitações e consultando atendimentos anteriores, ou transferindo a ligação para atendentes humanos, o atendimento acontece do começo ao fim. 

Por fim, esse nível de suporte ajudará você a gerar mais leads e melhorar a retenção de clientes. A VUI mantém conversas humanizadas dando agilidade e eficiência ao seu atendimento, aprendendo novas informações a cada interação. Do ponto de vista comercial, a automação por voz ainda economiza tempo e dinheiro, já que automatiza tarefas simples e repetitivas que consomem muito tempo, como suporte ao cliente ou qualificação de leads. 

Conheça o Play!

Estar atento a atenção e ao tempo dos consumidores é fundamental para o seu negócio ter sucesso. E é justamente isso que o novo marketing de guerrilha propõe: uma experiência satisfatória para o seu cliente, utilizando canais digitais e automatização de tarefas. Nós temos diversas soluções para ajudar a sua empresa a implementar novas estratégias de marketing de guerra, a começar pelo Play!

O Play pode ser o seu novo agente de voz virtual, e vai ajudar a atender às necessidades do seu negócio e seus clientes. Ao criar sua estratégia de marketing de guerra utilizando VUI, você usa melhor o poder da voz da sua marca. Isto é, é possível construir o relacionamento entre os consumidores, e mostrar o valor de produtos ou serviços. Fale com nossos especialistas e conheça essa e muitas outras soluções de marketing de guerrilha para empresas do século XXI!

Conteúdos relacionados

06 de fevereiro de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter