Campanha de Natal: como escolher os melhores canais digitais?
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Campanha de Natal: garanta a melhor experiência ao cliente e venda mais

Saiba como fazer uma campanha de Natal de sucesso. Confira quais os principais canais de comunicação para vender mais nesta data.
campanha para vender mais no natal

Em meio a tanta concorrência nas vendas de Natal, como chamar a atenção do consumidor e se diferenciar através de uma campanha? O fim do ano é um dos períodos mais lucrativos para o varejo físico e também para o comércio eletrônico. A chave para o sucesso é a experiência do cliente, isto é, quem garantir maior satisfação aos consumidores, ganha a venda. 

Ao contrário do que muitos podem pensar, o trabalho não começa somente em dezembro. Apesar do consumidor estar inclinado às compras nesta época do ano, as campanhas de Natal precisam ser planejadas previamente a fim de trazer o melhor para os clientes, tanto em produtos, como em preços e na comunicação através dos canais digitais. 

Tudo isso faz parte da construção de uma boa experiência para o consumidor, oferecendo a ele uma jornada fluida de compra com a sua marca. Quer entender melhor como fazer isso e obter bons resultados nas vendas no Natal? Então acompanhe o conteúdo abaixo e comece a se preparar! 

Quais são as expectativas para as vendas de Natal?

Para planejar uma boa campanha de Natal, é fundamental entender o comportamento do mercado em torno da data. Quais são as expectativas? O que as pessoas pretendem comprar? Quanto elas querem gastar? De acordo com levantamento da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas, 35% dos brasileiros devem usar o 13º para as compras de Natal. No geral, as vendas devem movimentar mais de R$66 bilhões na economia.

A pesquisa ainda aponta a intenção de 73% em dar presentes para outras pessoas no Natal deste ano. Os mais lembrados na hora de presentear serão os filhos, com 62%, o cônjuge com 45% das respostas, e a mãe com 41%. Além disso, 59% dos consumidores pretendem comprar presentes para si mesmo. 

Em média, cada consumidor comprará 4 presentes. Em relação ao ticket médio de cada presente, a pesquisa chegou no valor de R$132. Porém, vale destacar que 40% daqueles que vão comprar presentes desejam gastar até R$100 por presente. Entre os itens mais citados estão as roupas, com 57%, calçados com 38%, perfumes e cosméticos, 36%, brinquedos com 34% e acessórios com 21%.

Apesar de não citado na pesquisa, que tinha foco em presenteáveis, outros segmentos são tendência de vendas na época do Natal. É o caso de comida e bebida, eletrônicos, itens de decoração, eletrodomésticos e livros.

Campanha de Natal online e offline

Nos últimos 5 anos, o Google Trends registrou que há um pico de pesquisas com termo “o que dar de presente”, sempre, entre os dias 16 e 25 de dezembro. Criar conteúdos para ajudar os consumidores em seu processo de compra, é o primeiro passo para o sucesso das campanhas de Natal.

Ainda que o consumidor inicie sua jornada no digital, através de pesquisas orgânicas, ele pode concluir a compra na loja física. De acordo com a pesquisa, 82% dos consumidores pretendem realizar compras nos canais off-line, principalmente nas lojas de departamento e em shoppings, enquanto 50% pretendem fazer alguma compra pela internet, representando 81,2 milhões de consumidores.

Destes, 36% devem comprar quase todos os presentes na internet, 31% metade dos presentes, e 21% todos os presentes dessa forma. Dos que comprarão de forma online, 77% devem utilizar os aplicativos, 76% sites e 18% o Instagram para adquirir os produtos. Isso mostra como a jornada do cliente migra entre o on e o offline, e reforça a importância dos canais digitais na estratégia de vendas de Natal. 

Como preparar a sua loja para vender mais no Natal?

Agora que você já mergulhou em alguns números do Natal dos anos anteriores, está na hora de entender como explorar todo o potencial do seu negócio. Como falamos no início deste texto, todas as estratégias, seja de produto, preço, promoção e comunicação precisam trabalhar juntas para oferecer a melhor experiência possível para o cliente. Então, confira 5 estratégias de vendas de Natal para lucrar mais neste fim de ano! 

1. Dicas para escolher o melhor canal de venda para campanha de Natal

A tendência de uma jornada do consumidor omnichannel, ou seja, que passa por diversos canais, obriga as empresas a conciliarem os seus canais de venda. Isso porque, a possibilidade de praticar, por exemplo, preços mais acessíveis no e-commerce é um dos fatores que atraem cada vez mais adeptos à essas plataformas. 

Nesse sentido, os pontos físicos não podem estabelecer valores discrepantes nos mesmos produtos que o digital. É fundamental ter em mente que existem muitos clientes que ainda preferem realizar suas compras presencialmente ou então, iniciar sua jornada online e finalizar na loja física. 

Sendo assim, uma estratégia coerente é fixar os mesmos valores em qualquer canal de aquisição. Qualquer discrepância pode, não só afastar os compradores nessa época do ano, como também prejudicar a imagem da sua marca permanentemente. Outra estratégia que concilia canais são as opções que permitem que um cliente compra na loja física um produto da loja online, ou vice versa, comprando no e-commerce e retirando na loja. 

2. Jornada de compra simples e intuitiva

Não dá mais para dificultar a compra para o cliente. Em meio a tantas opções, qualquer dificuldade no processo de compra faz com que ele desista da sua marca e compre com quem conseguiu oferecer uma jornada simples e ágil. Então, sabendo disso, o site ou aplicativo de compras deve ser o mais amistoso possível, permitindo que os usuários encontrem todas as informações sobre os produtos desejados de forma fácil. 

Dessa forma, é fundamental que o acesso seja eficaz em qualquer dispositivo utilizado. Outro ponto de atenção é em relação à demanda. É preciso se certificar de que todos os itens dispostos possuem uma boa quantia em estoque para que você não venda algo que não conseguirá entregar depois. Esse é um dos erros mais graves quando falamos em experiência do cliente. 

3. Canais digitais de mensageria

Todos os canais digitais, mas em especial os de mensagerias, são os grandes aliados para as vendas de Natal. Eles viabilizam o envio de cupons de descontos, promoções personalizadas e outras ofertas que ajudam a conquistar os clientes. Além disso, o e-mail marketing, SMS e RCS são canais que acompanham a jornada do consumidor mesmo após a compra. 

Através deles, o cliente fica por dentro das principais informações sobre o seu pedido, como status do pagamento e da entrega, por exemplo. Por fim, eles também são utilizados no pós-venda na busca por feedbacks, através de pesquisas de satisfação que ajudarão a empresa a melhorar os seus processos. 

Confira alguns exemplos de envio em massa de SMS de Natal que a sua empresa pode enviar para a base de clientes: 

“Ainda sem ideias de presentes para o Natal? Separamos opções com até 50% de desconto. A promoção é válida em todas as lojas e no e-commerce!”

“Tem desconto no nosso site! Use o código NATAL2022 e ganhe 10% de desconto em qualquer compra. Promoção válida até o dia 25/12/22”

“Antecipe os presentes de fim de ano. Essa semana o frete é grátis para compras acima de R$100. Aproveite nossos produtos e Feliz Natal!”

“Neste Natal, desejamos as melhores coisas para você e toda a sua família. Confira em nosso canal no Youtube o vídeo emocionante que fizemos para comemorar esta data.”

“Que este Natal encha nossos corações de amor e paz. Estamos felizes em ter você conosco em mais essa data tão especial. Boas Festas! Empresa X.”

4. Invista em agentes de voz na campanha de Natal

Para complementar os canais de mensageria, como o SMS e o RCS, os agentes virtuais vêm sendo cada vez mais utilizados pelos varejistas, principalmente em datas sazonais como o Natal. Seu uso é capaz de solucionar um alto volume de dúvidas e demandas de forma simples e a um baixo custo, aumentando a sua capacidade de vendas e atendimento ao cliente nessa época do ano. 

Mas, além de ser um recurso para atender, os agentes de voz são um dos meios de comunicação mais inclusivos do mercado. Aliás, eles permitem que a sua empresa ofereça produtos personalizados aos consumidores, podendo ser programados para entrarem em contato automaticamente com ofertas direcionadas ao perfil de cada cliente ou relembrá-los de produtos que demonstraram interesse. 

O carrinho abandonado é uma das maiores dores dos varejistas no país, com uma média de 82% de desistência, segundo dados do Moosend. Tanto os agentes de voz, quanto os canais digitais como e-mail marketing, SMS e RCS podem ajudar na conversão de carrinhos abandonados

5. Atenção à entrega do produto

Problemas com a entrega do produto é algo que faz com que você perca clientes para sempre. Além de exigir a entrega do produto dentro do prazo, o que é o básico, a agilidade na entrega vem sendo cada vez mais exigida pelos clientes. Muitos, inclusive, preferem pagar uma quantia mais elevada em opções que permitam essa chegada mais depressa. 

Considerando o aumento da demanda durante o Natal, é extremamente importante que os varejistas se preparem para que as compras de seus consumidores cheguem dentro do tempo estimado. Por fim, disponibilizar opções de “compra e retirada” também é uma estratégia inteligente e que pode diferenciar a sua marca. Isso porque muitas pessoas deixam as compras de Natal para última hora, e os prazos normais não atendem à demanda, fazendo com que buscar na loja seja a única opção. 

Como aumentar a conversão em uma Campanha de Natal?

Agora que você já tem um direcionamento de como aumentar as suas vendas de Natal, que tal contar com a Pontaltech no planejamento dessas campanhas? Por aqui, oferecemos plataformas de disparo de SMS para vender mais no varejo, RCS e outros canais de mensageria, e você também pode implementar o Play!, nossa solução de agente de voz virtual que ajuda, não só no atendimento ao cliente, mas também nas vendas. Fale com nossos consultores e conheça

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08 de dezembro de 2022
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