Comunicação digital: 4 tendências para não ignorar em 2023
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4 tendências de comunicação para não ignorar em 2023

Não fique para trás: conheça as tendências e os canais de comunicação digital que serão mais utilizados pelo mercado em 2023, dicas e estratégias.
tendência de comunicação e canal digital

As tendências de comunicação digital direcionam as ações ao longo de todos os meses. No entanto, é no final que esse assunto ganha protagonismo, uma vez que as empresas dos mais variados setores vão em busca de informações para expandir o crescimento dos seus negócios. Ainda que o futuro seja incerto, sem dúvidas, as principais tendências de comunicação digital para 2023 já estão batendo na porta, e é preciso estar por dentro do que os consumidores esperam. 

Pensando nisso, selecionamos 4 tendências para guiar a estratégia de marketing da sua empresa para o próximo ano. Elas levam em consideração a tecnologia disponível, a experiência do consumidor ao longo de toda jornada do cliente, e claro, os canais digitais mais efetivos. Bateu curiosidade? Então é só acompanhar a leitura a seguir e se preparar para 2023 com as nossas dicas!

O que é comunicação digital?

A comunicação digital contempla todos os métodos e ferramentas tecnológicas que se aplicam dentro do ambiente virtual. Não apenas os canais digitais escolhidos pela empresa, como também o e-mail marketing, RCS, SMS, e muitos outros. Isso ajuda a definir a forma como uma empresa se comunica a fim de evitar ruídos – que podem fazer com que os clientes não compreendam a mensagem da maneira correta.

Esse tipo de interação que gera relacionamento entre marca e consumidor tem se tornado cada vez mais popular, visto que permite personalização. Ou seja, as mensagens transmitidas nos diferentes canais digitais são mais claras, uma vez que é possível se comunicar de acordo com o seu público e objetivos.

Além disso, a comunicação digital faz uso de inteligência artificial, assistentes virtuais e chatbots que facilitam a interação dos clientes com as organizações. Assim, não é mais necessário aguardar um atendimento humano para resolver questões simples. 

A maneira como uma empresa se comunica interfere diretamente na forma que os clientes irão enxergar a marca dentro do mercado. Essa realidade tem cobrado das empresas adaptação, seja no tipo de discurso, como nos canais de comunicação utilizados.

De acordo com a ONU, o Brasil é um dos três maiores provedores de serviços de telecomunicações de todo o mundo. Isso por si só já é um excelente motivo para o investimento na comunicação digital. Mas, não para por aí. As pessoas passam cada vez mais tempo na internet e, em relação às empresas, isso não é diferente.

Cada dia mais surge a necessidade de estar presente nos meios digitais e, por consequência, na comunicação digital. Então, criar uma estratégia digital assertiva não é mais questão de opção, mas sim uma obrigação.

Ferramentas de comunicação digital

Existe um número considerável de ferramentas disponíveis para que uma empresa consiga atingir seu público. E decidir sobre os canais de comunicação digital que são adequados para o seu negócio é parte fundamental dessa estratégia. Conheça a seguir os canais digitais que podem ser utilizados pela sua empresa: 

  • Serviços de mensageria: SMS e RCS;
  • Chatbots integrado em canais de mensageria;
  • Agentes de voz (voicebot);
  • E-mail marketing;
  • Redes sociais;
  • Site ou hotsite Google Meu Negócio.
comunicação digital com o RCS

Quais são as principais tendências de comunicação digital em 2023?

Para destacar seu negócio e disputar no mercado, é preciso conhecer quais são as novidades e, principalmente, o que os consumidores esperam do setor. Com essas informações, você conseguirá se planejar para investir nas melhorias necessárias. 

Confira a seguir as principais tendências de comunicação em 2023 que prometem revolucionar a jornada do cliente e otimizar os processos das empresas.

1. Marketing conversacional

Já faz algum tempo que as pessoas desejam atendimento exclusivo e em tempo real. Para atender a essa nova demanda dos consumidores, o marketing conversacional é a tendência da vez. Mas, o que isso significa? Trata-se de uma comunicação onde todas as trocas com os clientes acontecem de maneira rápida e integrada. 

Para isso, agentes virtuais de voz ou de texto assumem a função de atendentes para agilizar e humanizar o relacionamento com clientes e prospects. Além de alcançar resultados mais efetivos e a satisfação dos consumidores, o marketing conversacional economiza tempo das equipes.

Esse tipo de estratégia resolve o grande problema que muitos clientes enfrentam, não tendo a atenção adequada das empresas sobre algum problema, dúvida ou sugestão. E o melhor: ela pode ser aplicada em toda a interação com o cliente, desde a sua prospecção até o seu pós-vendas. Assim, você garante assistência à necessidade de todos que interagem com a sua marca. 

É importante ressaltar que o marketing conversacional não extingue por completo o contato presencial com o seu cliente através de um atendente humano. Porém, essa estratégia agrega mais valor à sua negociação, aumenta suas chances de fechamento do negócio, fidelização e contribui para a imagem da sua marca. 

2. Experiência do consumidor, seja física, digital ou phygital

Por incrível que pareça, comprar pode ser uma experiência frustrante para os consumidores. Jornadas de compra complicadas, demoras no atendimento e uma experiência não fluída podem atrapalhar todo o processo e fazer com que um cliente nunca mais volte para o seu site ou loja. 

Então, é preciso conhecer o cliente, o meio em que se insere e seus concorrentes para facilitar ao máximo o ato de comprar. Consumidores satisfeitos são aqueles que conseguem entender os detalhes do produto e tomar uma decisão de compras. Para isso, é preciso criar uma narrativa que facilite o avanço do consumidor entre as etapas da jornada.

Os canais digitais e as diferentes tecnologias de inteligência artificial e conversas automatizadas, seja por texto ou voz, são excelentes maneiras de contornar as dificuldades dos processos de contratação e oferecer ajuda em tempo integral aos consumidores. Outra ferramenta poderosa para saber se está no caminho certo são os feedbacks. Coletando a opinião de quem já comprou com você, é possível entender onde estão os pontos fortes, e os gargalos que prejudicam a experiência do cliente. 

3. Uso de comunicação digital no marketing de influência

O marketing de influência é uma forma de humanizar as marcas para que elas se aproximem cada vez mais dos diversos públicos. Apesar dessa tendência já ser muito utilizada, muitas marcas cometem erros, já que não adianta apenas estar nas plataformas digitais. Para influenciar, é preciso planejar e mensurar resultados para entender quais as melhores ações para atingir o público alvo e conquistar potenciais clientes. 

Para isso, é preciso investir em comunicações assertivas e conteúdos, que gerem valor para os usuários. E a única maneira de fazer isso é ter uma proposta de valor clara, com base nas dores das suas buyers personas, oferecendo soluções para essas necessidades previamente mapeadas.  

4. Data Driven e análise de performance em canais digitais

Em 2023, a análise de dados é um dos caminhos para inovar. E construir uma cultura data driven é dever de todo negócio. Ela serve não só para entender melhor o mercado e os clientes, mas também para direcionar tomadas de decisão que, anteriormente, eram feitas com base em achismos. 

Nesse aspecto, as empresas precisam escolher plataformas de comunicação que apoiem essa frente de dados. Essas ferramentas devem oferecer de forma transparente o resultado das ações executadas, que poderão ser melhoradas e aperfeiçoadas com base em informações confiáveis.

Esse tópico, apesar de ser uma tendência de comunicação, já é uma prática comum em muitos negócios que demonstram crescimento sólido. Ainda que haja atenção aos dados de campanhas, é preciso analisar mercados, comportamento do consumidor mobile, e tendências para desenvolver o relacionamento com o cliente.

Tendência bônus: Inteligência artificial

Por fim, a inteligência artificial ou seja, a IA nos serviços de mensageria e voz é uma tendência de destaque para 2023. O seu uso apoia na segmentação, humanização e agilidade nas interações com os clientes, bem como contribui ainda para redução de custos com colaboradores, que poderão deixar de executar tarefas repetitivas e focar em processos mais estratégicos para a empresa. 

Conheça os produtos de comunicação digital da Pontaltech

Nós da Pontaltech oferecemos plataformas de todos os canais digitais que a sua empresa precisa para seguir as principais tendências de comunicação em 2023. Somos especialistas em disparo de SMS em massa, RCS, Agentes Virtuais de Voz e muito mais e queremos ajudar você a revolucionar o atendimento e ações de marketing do seu negócio. 

Então, te convidamos para conhecer o RCS Business Messaging, um novo serviço de mensageria que otimiza a experiência de interação por mensagem, com um benefício a mais: credibilidade. Aliás, esse canal torna a comunicação da sua marca mais atrativa utilizando recursos multimídia e botões que proporcionam interatividade e uma melhor experiência para seus clientes.

Além disso, o agente virtual de voz Play!, é um voicebot com alta qualidade e curadoria, com tecnologia VUI para ações de marketing conversacional por voz. Com ele, sua empresa ainda oferecerá um atendimento eficaz e humanizado por meio de agentes virtuais personalizados, e o melhor, garantirá que todas as ligações sejam atendidas sem filas de espera. Além das ligações não serem derrubadas, conte com agente localizador, negociador, receptivo e ativo.

Gostou? Então fale com um de nossos especialistas e conte com nossa expertise para implementar as tendências de comunicação 2023 e melhorar a jornada de compra do seu consumidor, alcançando melhores resultados nas vendas e fidelização de clientes. 

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03 de janeiro de 2023
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