Relacionamento com o cliente: conheça as melhores ferramentas
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Quais são as melhores ferramentas para o relacionamento com o cliente?

Conheça as 6 principais ferramentas para você gerenciar o relacionamento com o seu cliente. Confira nossas dicas de canais e benefícios.
gestão de relacionamento com o cliente

Está em busca de algo novo para conseguir resultados melhores no relacionamento com o cliente? Você está certo! Procurar novidades e ferramentas que te ajudem nessa missão é um trabalho constante, já que o comportamento do consumidor muda e forma com que se relacionam com as marcas também.

Com o passar dos anos, os desejos e necessidades dos clientes exigem adaptação por parte das empresas para que sejam plenamente atendidos. Por isso, saber quais são as melhores ferramentas para o relacionamento com o cliente e conhecer todas as opções disponíveis faz com que o seu negócio proporcione uma experiência completa para o consumidor e, consequentemente, tenha melhores resultados. 

A seguir, listamos algumas das ferramentas mais eficazes para se relacionar com quem compra com você, e como elas podem ser usadas. Acompanhe a leitura e saiba conquistar e fidelizar melhor a sua clientela com as estratégias e ferramentas certas para o seu negócio. Vem com a gente! 

O relacionamento com o cliente na era digital

Com a chegada e o domínio completo da internet, o relacionamento com o cliente precisou ir além. Se antes, as pessoas buscavam informações online se uma marca era ou não confiável, e comparavam preços, hoje em dia os clientes querem saber qual é o posicionamento do negócio com relação aos assuntos da atualidade.

Isso porque o consumidor moderno só se relaciona com marcas que tenham o mesmo posicionamento que eles, ou com as quais eles compartilham valores. Portanto, é essencial que o seu negócio tenha claro quais são os valores que defende para as pessoas ao longo de toda a jornada de relacionamento

Mas, além da identificação, hoje em dia o que garante a fidelização são as experiências que você proporciona. Ou seja, os consumidores querem experiências únicas a todo momento: antes, durante e após comprar com a sua marca. 

Para isso, é essencial contar com ferramentas de relacionamento com o cliente que te ajudem a automatizar processos e conversar nos canais digitais certos com o seu público. Se você não sabe quais ferramentas são essas, ou tem dúvidas se está utilizando as corretas, continue a leitura desse artigo e descubra mais sobre o assunto! 

Principais ferramentas para o relacionamento com o cliente

Um bom relacionamento com o cliente gira em torno da comunicação. Por isso, você verá que a lista a seguir de ferramentas estão todas relacionadas a esse aspecto. Confira as principais ferramentas que existem atualmente ao seu dispor para se relacionar com os seus clientes. E lembre-se de escolher aquela que mais combina com a sua marca e que vai tornar a comunicação mais fácil e rápida com quem mais importa.

Redes Sociais

As redes sociais possuem um papel fundamental na comunicação entre as empresas e os clientes. O Brasil é o terceiro país do mundo que mais utiliza redes sociais, então, se o seu negócio ainda não tem um perfil em pelo menos uma das redes, está na hora de mudar isso. Agora, se a sua marca já está por lá, vale a pena investir em aumentar a presença online e conseguir mais seguidores.

Além de campanhas que levam informações úteis para quem te segue, as redes sociais se tornaram um canal de atendimento também. Portanto, você deve tomar muito cuidado para não frustrar essa expectativa dos seus clientes, respondendo às dúvidas dos clientes por lá através de profissionais treinados ou chatbots (robôs que se comunicam via texto). 

RCS ferramenta para relacionamento com o cliente

Chatbot

Muito utilizado em sites, redes sociais, SMS e RCS, o chatbot é uma ferramenta que, utilizando inteligência artificial, responde automaticamente com base nas informações oferecidas pelos clientes durante o contato. O resultado é a diminuição no tempo do atendimento e melhora na eficiência da resposta.

Quando o cliente identifica que é prático e conveniente falar com a sua empresa, você sai ganhando. Aliás, com esse tipo de atendimento, você evita que haja uma sobrecarga no sistema, o que seria extremamente prejudicial à imagem da sua empresa, mas é evitável com o uso da ferramenta adequada, como o chatbot.

O RCS, por exemplo, tem sido um excelente canal digital de relacionamento com o cliente. Considerado uma evolução do SMS, ele suporta arquivos multimídia como fotos, vídeos, áudios e figurinhas, o que aumenta o engajamento com o consumidor. E o melhor, o chabot pode ser facilmente integrado a este canal, dando respostas rápidas para os clientes, ou filtrando as demandas que realmente precisam de um acompanhamento específico. 

Voicebot

Assim como existem robôs de texto, também existem os robôs de voz. Chamados de voicebots, eles são assistentes de comunicação que utilizam a inteligência artificial para responder dúvidas e oferecer soluções para seus clientes e pode ser integrado ao seu SAC, otimizando o atendimento telefônico. 

As vantagens em utilizar o voicebot na operação são: aproximação com o cliente, rapidez e eficiência nos atendimentos e, claro, economia. Essa vantagem é queridinha das empresas, afinal de contas, quem não busca economizar? 

Com o voicebot, você vai ter economia de tempo e dinheiro. Isso porque, o agente de voz virtual alivia o seu time de atendimento já que o robô oferece informações gerais que o cliente precisa. Assim, a operação pode ficar focada em assuntos estratégicos enquanto o voicebot faz o contato rápido e objetivo. E como resultado, você otimiza o orçamento das ligações efetuadas. 

agente virtual no relacionamento com o cliente

E-mail marketing

Apesar de menos ágil, o e-mail marketing não deve ser esquecido. Estudos indicam que eles são utilizados com frequência por grande parte dos usuários. O e-mail é uma ferramenta de relacionamento com o cliente que permite uma comunicação direta, personalizada e com baixo custo, gerando excelentes resultados. 

Ele pode ser utilizado para a captação e retenção de clientes e promoções de vendas. Mas, é preciso ter muito cuidado com este canal já que seu funcionamento depende do consentimento do cliente para o envio de e-mails. Algumas pessoas não gostam de ter a sua caixa de e-mail com propagandas e ofertas, enquanto outras preferem. Sendo assim, deixe o cliente escolher se quer receber ou não esse tipo de comunicação.

CRM e gestão do relacionamento com o cliente

O Customer Relationship Manager (CRM) significa gestão de relacionamento com o cliente. Só pelo nome dá para notar que essa é uma ferramenta essencial para se relacionar com a sua base, certo? Ela engloba diversos softwares que têm o objetivo de armazenar e processar o maior número de informações possíveis sobre os seus clientes. 

Essas informações são coletadas em todos os canais que a sua empresa oferece. Ou seja, além de armazenar e processar, ela ainda reúne informações de diferentes fontes de dados. Quanto mais você souber sobre os seus clientes, mais personalizadas e assertivas serão as suas estratégias, melhorando os resultados do seu negócio. 

Contar como uma ferramenta de CRM é fundamental para tornar as ferramentas de relacionamento com o cliente mais eficientes e para aproveitar melhor as informações fornecidas por eles. Com ela é possível compreender melhor as características individuais de cada cliente, e realizar segmentações nas suas comunicações e atendimentos. 

Omnichannel

A nossa última dica de ferramenta para relacionamento com o cliente é, na verdade, um conceito. A omnicanalidade consiste na conexão e trabalho conjunto entre todos os canais de comunicação da empresa. Para isso, é preciso que todos os canais digitais compartilhem informações entre si, e que mantenham a mesma identidade visual e processos de identificação. Dessa forma, você cria continuidade no atendimento, aspecto muito valorizado pelos consumidores. 

Por fim você dará ao cliente a possibilidade de escolher como ele quer fazer as compras (loja física, online ou aplicativo), como ele quer efetuar o pagamento (loja física, online ou na retirada do produto), como ele quer receber o produto (retirada na loja, entrega em casa) e como ele quer ser atendido (SMS, telefone, RCS, e-mail, WhatsApp, etc). Assim, o cliente pode decidir o que é mais conveniente para ele.

Conte com a Pontaltech para melhorar o relacionamento com o seu cliente

Como você viu, cada empresa precisa de uma estratégia específica de comunicação e de ferramentas de relacionamento com o cliente. Então, mão na massa! Vá atrás dos canais digitais que melhor se adaptam à necessidade dos seus consumidores e do seu negócio, e tente sempre expandir e aprimorar todos os canais de comunicação que você possui, buscando o máximo de integração entre eles.

Se você quer ajuda nessa missão, não deixe de falar conosco. Nós temos vários canais de comunicação para você intensificar o relacionamento com o seu cliente. Fale com os nossos consultores, entenda como funcionam as nossas plataformas e implemente-as o quanto antes para obter melhores resultados no seu negócio! 

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03 de março de 2023
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