10 Tipos de Marketing Digital: saiba como usá-los!
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Tipos de Marketing Digital: saiba os principais e como escolher

Conheça 10 tipos de marketing digital mais usados. Entenda como utilizá-los para impulsionar as vendas e a autoridade do seu negócio!
Tipos de Marketing Digital: saiba os principais e como escolher

Você conhece os principais tipos de marketing digital? Se não, acompanhe a leitura até o final!

Atualmente, é quase incomum não ter ouvido falar sobre marketing, afinal, vivemos em tempos de alta digitalização. Inclusive, mesmo quem não tem conhecimento sobre o tema, já ouvir falar de algum dos tipos que vamos citar aqui.

Este artigo tem como objetivo explicar mais a fundo o que é marketing digital e de quais formas ou estratégias ele pode se apresentar.

Sendo assim, acompanhe este texto e entenda quais são os tipos que você pode implementar em seu negócio, seja ele pequeno, médio ou grande. 

Boa leitura!

3 formas de utilizar canais digitais para qualificação de leads.

O que é Marketing Digital?

O marketing digital é um conjunto de ações e estratégias realizadas no meio digital, que visa, principalmente, divulgar e promover empresas, produtos e serviços.

Atualmente, trata-se de uma estratégia essencial para os negócios que procuram crescer e se destacar no ambiente virtual.

A expressiva ascensão do MKT digital se deu por conta do desenvolvimento e dissipação da internet e dos dispositivos eletrônicos/digitais

Dessa forma, hoje os consumidores cada vez mais têm buscado informações relevantes sobre produtos e serviços pelo meio digital. As empresas que não se adequarem a essa inovação podem perder vendas e conquistar menor autoridade.

O MKT digital possibilitou que os consumidores desempenhem um papel mais ativo no processo de aquisição. Além disso, também proporcionou que as empresas possam:

  • Aumentar suas vendas;
  • Reforçar a imagem de sua marca;
  • Criar relacionamentos verdadeiramente duradouros com os clientes.

É importante destacar que, no Brasil, as oportunidades que o MKT possibilita são promissoras e altamente vantajosas. No país, mais de 155,7 milhões de pessoas utilizam a internet.

Trata-se de um contexto ideal para que as empresas alcancem e impactem, com estratégias adequadas, o seu público-alvo, se destacando assim em um mercado cada vez mais competitivo.

Quais são as principais funções do marketing digital?

Diversas ferramentas são utilizadas e fazem parte do marketing digital, incluindo:

  • Produção de conteúdo: produção e compartilhamento de conteúdo relevante e rico para atrair, engajar e conquistar leads qualificados;
  • Email marketing: envio de mensagens e ofertas personalizadas por endereço de e-mail para promover um bom relacionamento com os clientes e também converter vendas;
  • Redes sociais: uso de plataformas digitais, como Facebook, Instagram, LinkedIn e outras para interagir com o público, compartilhar conteúdo, impulsionar a imagem da marca e vender;
  • SEO (Search Engine Optimization): otimização de sites e conteúdos para melhorar a visibilidade nos principais motores de busca, como Google, Bing e outros;
  • Tráfego pago: anúncios pagos em plataformas para atrair tráfego e gerar conversões, que podem ser vendas ou simplesmente atrair possíveis clientes.

Essas ferramentas, se bem utilizadas, permitem maior interatividade com a audiência, uma segmentação mais precisa do público-alvo, a economia de custos e a divulgação mais assertiva e direcionada.

Além disso, o MKT digital possibilita que a marca acompanhe o seu desempenho em tempo real, beneficiando a melhoria constante das ações de marketing.

Investir nesse conjunto de ações e estratégias é fundamental para garantir o sucesso e a sustentabilidade das empresas na era digital que vivemos.

Por que investir em Marketing Digital?

O Marketing Digital vem ganhando cada vez mais espaço no Brasil. Muitas empresas adotam essa estratégia como forma principal de crescimento, sobretudo aquelas que atuam com vendas online.

Por que investir em Marketing Digital?

A seguir, destacamos alguns motivos pelos quais você deve investir em MKT digital para o seu negócio:

  • Expande o alcance da marca: o marketing digital permite que você conquiste ou impacte um maior público sem necessariamente estar em diversos pontos físicos, ou seja, apenas utilizando plataformas e redes sociais. Ao produzir bons conteúdos, você atrai interessados que, posterior e possivelmente, se tornarão os seus clientes;
  • Melhora o relacionamento com o público: o marketing permite a interação com consumidores e potenciais clientes de modo mais frequente, ajudando na construção de relacionamentos duradouros. Você também consegue aprimorar a experiência do cliente antes e depois da venda;
  • Aumenta a credibilidade da sua marca: estar presente de forma sólida no ambiente digital passa a mensagem de que sua empresa está atualizada e preocupada com a identidade da marca. A credibilidade ainda pode ser aumentada, pois o MKT facilita a transmissão eficiente de informações corretas;
  • Promove a segmentação mais precisa do público: a partir das ferramentas de análise e relacionamento é possível direcionar ações de marketing para um público melhor segmentado, gerando o aumento do retorno sobre o investimento, já que você atinge pessoas mais propensas a se interessarem pelo seu produto ou serviço;
  • Reduz custos: por ser virtual, você alcança um público maior por um custo menor quando comparado ao marketing tradicional, sem deixar de lado que no MKT digital você tem a vantagem de medir o desempenho das campanhas com mais precisão;
  • Gera leads qualificados: ao captar as informações de contato dos visitantes de suas páginas digitais e suas preferências, você obtém leads, ou seja, potenciais clientes;
  • Aumenta as vendas: com todas as vantagens mencionadas, o resultado, no final das contas, é o aumento das vendas. O investimento em Marketing Digital traz um retorno positivo, permitindo que você invista novamente na sua empresa e cresça de forma exponencial.

 Saiba como vender na Internet: guia completo 2023

Conheça 10 tipos de Marketing Digital e como utilizá-los na sua empresa

O marketing digital é uma ferramenta essencial para qualquer empresa que deseja ter sucesso no mundo atual. Existem diversos tipos de marketing digital que podem ser aplicados em diferentes situações e objetivos.

Conheça 10 tipos de marketing digital e como utilizá-los para impulsionar o crescimento da sua empresa.

1. Marketing de Atração (Inbound Marketing)

O Inbound Marketing, ou Marketing de Atração, é um tipo de marketing digital que tem como objetivo atrair clientes por meio da produção de conteúdo relevante e personalizado.

O Marketing de Atração, como o nome indica, visa, principalmente, atrair a atenção e despertar o interesse do público-alvo, sem necessariamente ser indelicado e insistente.

Para implementar essa estratégia, é preciso identificar as necessidades dos clientes e oferecer boas soluções por meio de conteúdos.

2. Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo pode ser considerado um subtipo do Inbound Marketing. Isso porque sem a produção de conteúdo, o Inbound não funciona.

Trata-se do tipo focado em criar e compartilhar conteúdos relevantes e ricos em informações para o público-alvo, abordando suas necessidades e preferências.

O foco principal está em gerar tráfego qualificado e aumentar a autoridade da marca, atraindo possíveis novos clientes.

O Marketing de Conteúdo funciona quando você conhece técnicas de produção de conteúdo (diferentes tipos de mídia, manual da marca, tom/voz), utiliza bem as plataformas de veiculação e oferece conteúdo útil e interessante para a sua persona.

3. Marketing de Relacionamento

É essencial construir e manter um bom relacionamento com os clientes, pois assim você garante a fidelização e a satisfação deles.

O Marketing de Relacionamento funciona a partir da criação de estratégias de marca capazes de encantar e promover uma boa relação entre o cliente e a empresa.

Estas estratégias podem ser:

  • Programas de fidelidade;
  • Atendimento personalizado;
  • Benefícios exclusivos.

4. Marketing de Recompensa

O Marketing de Recompensa busca melhorar ainda mais a relação com seus clientes/consumidores, sendo assim também uma das estratégias do MKT de relacionamento. O MKT de recompensa oferece vantagens aos consumidores, fiéis ou não.

Alguns exemplos de estratégias adotadas nesse tipo de marketing é o desenvolvimento de programas de fidelidade e clubes de benefícios. No final das contas, os consumidores podem comprar mais com a sua empresa.

5. Endomarketing

O endomarketing é uma estratégia voltada para os colaboradores de uma empresa, e busca motivar, engajar, satisfazer, fidelizar e aumentar a produtividade deles. 

Para adotar esse tipo de estratégia de marketing digital, você pode:

  • Inserir treinamentos;
  • Produzir eventos internos;
  • Elaborar ações de reconhecimento com premiações.

6. Marketing Local

É um dos tipos de marketing digital mais utilizados por pequenos negócios, pois funciona para atrair clientes na área de atuação da empresa, delimitada geográfica ou demograficamente.

Sendo assim, ele exige um bom estudo da comunidade local, das empresas locais (concorrentes) e a elaboração de campanhas direcionadas para esse público.

Utilizar blogs locais, estratégias de Outbound, realizar anúncios pagos, e uma boa configuração da empresa no Google Meu Negócio são algumas das estratégias desse tipo. 

7. Marketing de Afiliados

No Marketing de Afiliados, o foco está no uso de influenciadores ou pessoas com muitos seguidores em redes sociais que promovem serviços ou produtos em troca de uma comissão.

Geralmente, os influenciadores têm bastante autoridade, o que certamente ajuda a expandir a visibilidade da marca e a atrair novos clientes/consumidores.

8. Outbound Marketing

O Outbound Marketing é uma abordagem do MKT mais tradicional, que consiste na prospecção ativa de leads, ou seja, no contato direto com o público para tentar conseguir algum possível cliente.

As estratégias de Outbound se concentram no disparo de e-mails, telemarketing, flyers, outdoors, anúncios, comerciais de TV e rádio e muito mais.

9. Marketing de Busca

O Marketing de Busca visa o alcance de posicionamentos relevantes de uma empresa nos resultados dos principais motores de busca, como o Google e o Bing.

Para isso, é essencial que a empresa trabalhe com técnicas e normas de SEO (Search Engine Optimization), para tráfego orgânico e/ou invista em anúncios pagos, para tráfego.

Aparecer entre os primeiros resultados de busca aumenta a visibilidade da marca e atrai novos clientes por meio de conteúdos ricos e persuasivos.

10. Marketing de Performance

O Marketing de Performance visa gerar resultados impactantes e mensuráveis. Ou seja, produzir boas métricas de tráfego orgânico, leads gerados, conversão, vendas, e outros indicadores de desempenho, também conhecidos como KPIs.

Nessa abordagem, há muita análise, estudos e testes para que as técnicas e estratégias sejam otimizadas constantemente, melhorando os resultados das campanhas.

Agora que você conhece os principais tipos de marketing digital, já pode começar a implementá-los em seu negócio.

Quais os tipos de Marketing Digital ideais para sua empresa?

Você pode estar se perguntando “afinal, quais são os melhores tipos de marketing digital para a minha empresa?”, o que é bem comum, principalmente se você está iniciando os seus estudos.

A verdade é que a maioria das empresas nunca utilizam apenas um tipo de MKT digital. 

O ideal é que você conheça a estrutura de sua empresa e entenda se possui disponíveis profissionais e ferramentas para começar a executar os tipos que mais se interessou.

De toda forma, na esfera mais básica, indicamos que o Marketing de Conteúdo, o Marketing de Relacionamento, o Endomarketing, o Marketing Local, o Marketing de Busca e o Marketing de Performance podem ser boas opções para diferentes tipos de empresa. 

Você naturalmente terá que incorporar o Inbound ou o Outbound Marketing no seu negócio. Para decidir a melhor opção, estude a sua empresa e entenda qual estratégia traria mais resultados. Existem empresas que trabalham com os dois tipos, por exemplo.

No final das contas, não há uma definição correta. A dica principal é: estude a sua atuação de mercado, a sua estrutura, o seu produto/serviço e o seu público-alvo.

Como adotar uma estratégia competitiva de Marketing Digital e ter um bom plano

Para adotar uma estratégia competitiva de Marketing Digital e ter um bom plano, você precisa, inicialmente, analisar, estudar e definir uma série de fatores.

Em resumo, você deve:

  1. Definir o seu público-alvo e construir uma persona, isso é, um personagem que representa um perfil ideal de cliente para você;
  2. Oferecer um produto e serviço adequado para o seu público-alvo, com adoção de linguagem/tom/voz adequada, design conforme, e soluções verdadeiramente interessantes para esse grupo já definido;
  3. Definir metas e objetivos claros para a sua campanha de marketing digital, para planejar a sua ação corretamente;
  4. Medir e monitorar resultados para entender qual estratégia não está funcionando bem e qual você notou bons resultados. Assim, você pode alterar o que for possível na atual campanha e aprender o que funciona para as próximas.

Como já abordado no texto, é claro que os tipos de marketing digital trabalham para ampliar as vendas, aumentar a autoridade da marca e criar relacionamentos duradouros e felizes entre negócio e cliente.

Assim como em todas as outras técnicas, mas especificamente para essa última finalidade citada, você pode contar com as melhores ferramentas do mercado.

Nós, da PontalTech, atuamos com os canais de comunicação mais eficientes do mercado. Você pode obter as nossas soluções de relacionamento, como SMS, RCS, Agentes Virtuais de Voz e muito mais.

Conheça os nossos produtos e eleve o seu relacionamento com o cliente a outro nível! 

Conclusão

Existem diversos tipos de marketing digital, que, de alguma forma, se complementam e fazem com que as campanhas sejam mais ricas e rentáveis.

Não deixe de implementá-los. A sua empresa precisa se destacar no mercado digital.

Acesse nosso blog para ler mais sobre relacionamento e canais de comunicação com o cliente!

Conteúdos relacionados

19 de abril de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter