Tendências de vendas digitais: as 10 principais para 2023
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10 tendências de vendas digitais e e-commerce para 2023

Conheça as principais tendências de vendas, ecommerce e jornada de compra digital, e entenda como implementar na sua estratégia.
tendências de canais de vendas e ecommerce

Anualmente, diversas tendências de vendas, tanto no ambiente digital como físico, ditam as estratégias e investimentos das empresas. No entanto, 2023 traz um fator importante: um período pós-pandemia. Devido a utilização exponencial dos meios digitais para comprar e vender, as novas tecnologias e canais digitais propõe novas experiências de compra.

O comportamento do consumidor muda a todo momento, o que demanda uma adaptação por parte da maioria dos negócios. Manter o relacionamento com o cliente é, cada vez mais, a chave para o sucesso a longo prazo e, para isso, é necessário investir e entregar uma boa jornada do cliente

Fato é que as vendas digitais e os e-commerces ganharam protagonismo nos últimos anos. Com as restrições do covid-19, houve um crescente número de serviços digitais que fizeram as marcas se adequarem aos consumidores, e a uma nova realidade que veio para ficar. Contudo, as empresas que trabalham no digital precisam estar atentas às principais tendências de vendas e e-commerce. 

Em 2023, existem 10 tendências de e-commerce e vendas digitais em destaque. Nesse artigo, vamos detalhar cada uma delas, e mostrar como você pode preparar o seu negócio para mais um ano de bons resultados e crescimento sustentável. Vamos lá? Acompanhe a leitura e descubra como nós podemos te ajudar nessa missão. 

Quais são as 10 principais tendências de vendas digitais e e-commerce?

Curiosos para conhecer quais são as 10 tendências de vendas digitais e e-commerce? Calma que a gente te conta! Você vai reparar que, muitas delas, já rondam o dia a dia das empresas que fazem suas vendas através da internet. Porém, apesar de estarem em alta, muitas dessas tendências ainda não foram, de fato, implementadas. Eis uma oportunidade: 2023 está aí para que você coloque todas elas em ação. Acompanhe! 

1. Estratégia Omnichannel

A primeira tendência que abordaremos aqui é estratégia omnichannel. Nela, a marca unifica diversos pontos de contato – on e offline – para que o cliente tenha a melhor experiência de compra. Mas, talvez você possa estar pensando: Se eu sou um e-commerce, porque preciso investir em ações offline? 

Segundo pesquisas, 84% dos consumidores possuem uma jornada de compra híbrida. Ou seja, mesmo em vendas digitais, diferenciam-se os negócios que oferecem algum tipo de experiência fora do mundo online. É o caso das guide shops, por exemplo. Pequenos pontos de venda que servem apenas para que os clientes conheçam pessoalmente os produtos. 

Outra dica é realizar parcerias com pontos de entrega, encurtando o tempo de espera pelo recebimento do produto, apostando fortemente na união entre canais de comunicação. Ações de marketing offline também funcionam muito bem para impactar consumidores digitais: TV, OOH (out of home) e outras ativações que despertem sensações e experiências além das telas podem contar muitos pontos positivos para a sua marca. 

SMS canal digital para vendas

2. Marketplaces e as tendências de vendas

Se você tem um e-commerce e ainda não investe em marketplace, se liga nessa tendência! Os marketplaces são grandes varejistas que permitem a venda de produtos por parte de uma rede de lojistas, como, por exemplo: Americanas, Submarino, Magazine Luiza, Casas Bahia, Amazon e Mercado Livre. Já pensou vender os seus produtos nesses sites gigantes do varejo? 

Uma entrevista com mais de 2 mil consumidores mostrou que cerca de 90% deles têm o hábito de comprar em marketplaces frequentemente. Além disso, 68% preferem marketplaces, onde há vários tipos de vendedores, e mais opções de preços e frete. Se você ainda não está por lá, cadastre-se e use esse enorme potencial de vendas que só os marketplaces são capazes de oferecer! 

3. Por que o Social Commerce é uma tendência de vendas?

O termo social commerce passou a ganhar mais relevância em 2022, quando muitas marcas passaram a vender exclusivamente pelas redes sociais seus produtos ou serviços. Para 2023, a tendência tende a crescer, visto que cada vez mais, as próprias redes sociais fornecem todo o suporte necessário para que as marcas possam usá-las como plataformas de vendas

É o caso, por exemplo, da aba “Loja” do Instagram, incluída na rede social em 2021, Ela funciona exatamente como uma vitrine virtual, mostrando produtos das marcas com preços e informações de compra. E aí, vai ficar de fora dessa tendência? 

4. Personalização na experiência de compra

Se você acha que vendas digitais trata-se apenas de vender produtos ou serviços, ainda está em tempo de mudar essa percepção. O varejo hoje precisa encantar os consumidores, e para fazer isso, é necessário investir em personalização, entregando valor em todas as interações com o cliente, conhecendo muito bem as suas preferências. 

Se ainda não está convencido de que essa tendência veio para ficar, veja alguns números que comprovam isso: 

  • 73% dos consumidores preferem comprar com as marcas nas quais já tiveram experiências personalizadas;
  • 75% deles indicam para familiares e amigos marcas que oferecem experiências personalizadas;
  • 69% dos clientes consideram comprar de marcas que oferecem atendimento personalizado. 

E lembre-se: a personalização precisa estar presente em todas as etapas da jornada de compra, desde a primeira interação, até o pós vendas.

5. Tecnologia no processo de compra e pós venda

É inegável o poder que a tecnologia tem em otimizar processos. E isso não é diferente para os processos de vendas digitais. Então, incluir cada vez mais tecnologia na jornada de compra é uma tendência de venda muito forte para 2023. Estudos mostram que 86% dos entrevistados concordam que a tecnologia ajuda muito no processo de compra.

Eles afirmam que QRCodes, pagamentos via carteiras digitais, chatbots e voicebots para atendimento, por exemplo, já fazem parte do processo de compra digital, e muitas dessas tecnologias foram responsáveis por fazerem com que escolhessem uma marca, ao invés de outra. 

agente virtual de voz tendências de vendas

6. Live Commerce: uma das principais tendências de vendas digitais

A estratégia de live commerce é mais uma das tendências de ecommerce para 2023. Segundo pesquisas, 4 em cada 10 consumidores dizem já terem comprado algo após assistirem a uma live. Ou seja, 40% do público sente-se impactado a ponto de realizar uma compra logo em seguida. Que outro canal de comunicação faz isso pela sua marca, atualmente? 

Para 2023, essa tendência tende a crescer, e será expandida para todos os segmentos, indo muito além da venda de produtos de moda e acessórios, apenas. Há cases internacionais, principalmente na China, que demonstram que praticamente tudo pode ser vendido nas lives, uma vez que essa é uma ótima maneira de entreter o público e demonstrar o produto ou serviço que você vende. 

Vale lembrar que a prática de vendas ao-vivo teve forte aderência nos canais de televisão do Brasil, e eram feitas através do telefone. Hoje, o canal de comunicação mudou, mas o objetivo da estratégia é aproximar o cliente da marca, gerar desejo utilizando gatilhos mentais, e acelerar o processo de decisão de compra.

7. Metaverso: como aproveitar essa tendência e vender por lá?

Embora muitas pessoas ainda tenha dúvidas quanto a esta tecnologia, o metaverso continua sendo uma grande tendência para as vendas digitais. Isso porque é um universo virtual que tem transformado a maneira de interação, bem como tem revolucionado a experiência do cliente.

Segundo um estudo da Raydiant, 56,6% dos respondentes preferem comprar online do que pessoalmente. Já em um estudo da PWC, 32% dos usuários de óculos de realidade aumentada fizeram compras no metaverso na primeira metade de 2022.

Ou seja, os consumidores estão famintos por novidades que ofereçam novas experiências de compra. Então, é sua chance de sair na frente e se destacar! 

8. Sustentabilidade e marketing verde

A sustentabilidade está em alta. E quem dita esta tendência para 2023 são os próprios consumidores, já que preferem comprar de empresas ambientalmente responsáveis. Então, além de apoiarem projetos que preservam a natureza e destinam recursos à programas de reciclagem, por exemplo, é esperado que os negócios que vendem digitalmente produzam menos lixo.

Como fazer isso? Um exemplo prático e eficaz é utilizando canais digitais na comunicação em toda a jornada do cliente, até a venda. 

9. Modelo de compra recorrente

A economia circular já vinha transformando o mundo antes mesmo da pandemia. Porém, para 2023, a tendência de clubes de produtos e compras por assinaturas tente a ser ainda maior, expandindo o modelo para além da venda de livros, bebidas, alimentos e produtos de higiene pessoal.

O modelo de compra recorrente vem a calhar em 2023, principalmente pelo apelo em relação à conveniência e às previsões de gastos que eles trazem para seus clientes. 

10. Agilidade logística

Para fechar nossa lista, a 10ª tendência de e-commerce trata-se da logística. A experiência de compra do usuário só termina após o recebimento do produto. Então, se todos os aspectos dessa experiência evoluíram, a etapa final, referente a entrega, também precisou se adaptar de acordo com a mudança do comportamento do consumidor

A entrega do produto no mesmo dia da realização da compra já é uma realidade. Aliás, essa urgência do consumidor não poderá ser ignorada em 2023. Por isso, cabe ao seu negócio se adaptar à nova realidade, estudar novos parceiros para entregas e, até mesmo, optar por opções como o “clique e retire”, caso sua marca tenha pontos físicos. 

tendências de canais digitais para vendas RCS

Bônus: as principais tendências de canais digitais para vendas e relacionamento com clientes

De uma forma ou de outra, todas essas tendências têm a ver com a experiência de compra e o relacionamento com o cliente. Então, resolvemos adicionar um bônus duplo para você, com dica de dois canais de comunicação que vão crescer muito em 2023 e te ajudar nessa missão. São eles: o RCS e os agentes de voz. 

O RCS é o novo padrão de mensagens por celular, que utiliza diversos recursos multimídia para melhorar a experiência das mensagens de texto. O sistema traz ainda mais recursos de integração e mídia do que aplicativos como WhatsApp, Telegram, iMessage, Facebook Messenger. A segurança também é superior, pois oferece um perfil exclusivo para cada empresa, impossível de haver fraudes. 

Já o agente virtual de voz, ou voicebot, é um recurso que conta com inteligência artificial e ajudará no relacionamento com o cliente. Além de escalar o atendimento e economizar recursos para a sua empresa, o cliente sente-se assistido 24 horas por dia, 7 dias na semana, e assim consegue tirar as principais dúvidas em relação a produtos, serviços, pedidos e protocolos. Conheça o Play!.

Por fim, se você ainda não investiu nessas duas poderosas soluções de comunicação e relacionamento com o cliente, fale com um dos especialistas aqui da Pontaltech e conheça nossa plataforma! 

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05 de janeiro de 2023
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