Estratégias de comunicação multi canal utilizam diversos canais para potencializar o atendimento e as vendas da empresa. Para criar uma experiência positiva ao consumidor, não basta apenas estar presente em diversos canais de comunicação, é preciso utilizá-los da melhor maneira.
Além das preferências e necessidades do público, é super importante entender as características de cada canal para criar uma estratégia capaz de impactá-lo em cada ponto de contato. A partir daí, é possível pensar em como estruturar uma comunicação que esteja presente no dia a dia do consumidor.
Se você quer entender mais sobre comunicação multi canal, está no lugar certo. Com esse conteúdo, você ficará por dentro do que é a estratégia, quais suas vantagens e como estruturá-la dentro da sua empresa. Vamos lá? Boa leitura!
O que é comunicação multi canal?
A comunicação multi canal consiste em oferecer múltiplos canais de comunicação entre empresa e clientes. No momento em que a empresa adota uma estratégia de comunicação com mix de canais, ela está presente em diferentes meios de comunicação, sejam eles convencionais ou digitais.
Tendência no marketing, a comunicação multicanal ganhou destaque nos últimos anos devido à expansão do acesso à internet e às mudanças no perfil do consumidor. Seja no pré ou no pós-vendas, os clientes esperam agilidade das empresas assim como uma diversidade nos canais de comunicação. Dessa forma, a multicanalidade é a opção ideal para melhorar a experiência do seu consumidor.
Ou seja, além de utilizar canais tradicionais como telefone e lojas físicas, esse tipo de estratégia também oferece atendimento através do SMS, e-mail, RCS, chatbots e agentes virtuais de voz. Todos eles de forma simultânea e complementar.
Viu como a comunicação multicanal só oferece vantagens? Além de alcançar potenciais consumidores melhorando até mesmo as vendas, ela aumenta a presença da marca assim como maximiza o ganho de confiança e credibilidade na hora do atendimento. Faz sentido para a sua empresa? Então descubra a seguir como estruturar!
Como estruturar a comunicação multi canal na sua empresa?
Uma estratégia multicanal vai muito além de implementar ferramentas ou então oferecer canais de comunicação diversificados para o seu público. É preciso treinar os colaboradores, assegurar uma boa integração entre os canais, entender muito bem o seu público, e principalmente manter-se atualizado sobre as inovações de canais.
Veja a seguir 4 dicas de como estruturar uma comunicação multi canal:
Analise o seu público
Antes de decidir quais canais investir e como montar a sua estratégia, é essencial entender qual o perfil do seu público. Quem é a sua persona, ou seja, o seu cliente ideal? Em quais mídias ele se comunica? Como gosta de se comunicar? A partir daí, levante os seus desejos, necessidades, preferências e elabore um plano de comunicação focado em todos os canais que seu cliente se faz presente.
Também é importante entender a fase da jornada deste consumidor. Por exemplo, como será feita a abordagem de um novo cliente? Quais são os melhores canais para utilizar nessa etapa? E posteriormente, como prestar um atendimento satisfatório para quem já realizou alguma compra com você?
Da mesma forma, pense nos seus clientes: como a marca pode se comunicar com eles para aumentar uma recorrência de compra? Ele prefere receber uma promoção por ligação, uma mensagem de texto, e-mail ou ser impactado nas redes sociais? Em quais momentos? Assim, é possível eleger os principais e começar a criar uma estratégia com múltiplos canais.
Produza mensagens relevante
Uma comunicação multi canal realmente eficiente não depende só da oferta de canais variados para o seu público. É preciso também estar atento aos conteúdos e mensagens, afinal, a sua marca precisa ser relevante para conquistá-los.
Nesse sentido, seja direto nas comunicações, deixando claro o que você espera que seu público faça. Um erro comum é não trabalhar a linguagem em cada canal de maneira específica. Mensagens iguais em todos os canais não trarão um bom resultado para você além de demonstrar falta de objetivo.
E fique atento! Se a mensagem tiver uma chamada para ação, isso precisa estar evidente. Foque também em produzir conteúdos conectados com o serviço ou produto que a sua empresa oferece. Essa é uma forma de você passar ainda mais credibilidade.
Garanta uma boa integração
Por fim, chegou a hora de decidir quais canais concentrar os seus esforços: SMS, RCS, chatbot, e-mail, agentes virtuais, etc. sejam eles quais forem, é preciso garantir uma boa integração.
É normal ter pressa em veicular as primeiras campanhas. Entretanto, é essencial assegurar a ativação e integração dos canais para aproveitar ao máximo o potencial de cada um na sua estratégia de comunicação multi canal. Um exemplo disso é integrar o chatbot às redes sociais, ou até mesmo integrar os canais de comunicação a um analisador de performance.
Fique por dentro das novidades
Tão importante quanto dar início à estratégia multicanal, é mantê-la atualizada. Por isso, busque sempre inovar nos processos, equipamentos e softwares utilizados para a comunicação nos diferentes canais. E isso também vale para a sua estratégia, ok?
De tempos em tempos, vale a pena revisitar o que havia sido definido para ver se ainda faz sentido para o seu público. Além disso, fique atento para os novos canais de comunicação que nascem de tempos em tempos, a exemplo do sistema que está revolucionando o envio de mensagens. Os consumidores também são usuários dessas novas plataformas e por isso podem se aproximar da marca, fazendo sua empresa sair na frente ao oferecê-las ao longo de suas jornadas.
E aí, se sente mais preparado para implementar uma comunicação multicanal na sua empresa? Então conte com a gente nesse processo! Por aqui, você encontra plataformas que te permitem centralizar a comunicação, dando mais escala para as suas estratégias e campanhas. Conheça nossos canais de comunicação para emprsas e fale com um de nossos especialistas. Até mais!