Varejo phygital: qual o papel das lojas físicas?
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Varejo phygital: com o avanço do digital, qual o papel das lojas físicas?

A expansão do e-commerce não vai fazer com que as lojas físicas sumam. Mas o comércio precisa se preparar para o varejo phygital
Varejo phygital com o avanço do digital, qual o papel das lojas físicas

O varejo phygital é uma tendência que vem crescendo com o avanço da tecnologia, sobretudo das lojas virtuais.

Depois da pandemia, essa modalidade de varejo se fortaleceu e, além disso, se mostrou extremamente necessária.

Antes de começarmos a navegar mais no tema, é importante você entender o que é o varejo phygital resumidamente. Basicamente, o termo tem origem na expressão “phygital”, que é a união de physical (físico, em português) e digital.

Sendo assim, trata-se do varejo que ocorre tanto em um espaço físico, quanto no ambiente digital. Simples, não é mesmo?

Agora é hora de aprofundar no assunto. Você vai entender mais sobre o que é esse tipo de comercialização, como ela ocorre. Assim, saberá como implementar no seu negócio.

Acompanhe o artigo e tenha uma boa leitura!

O que é varejo phygital? 

Varejo phygital é a junção de pontos de venda físicos e o ambiente digital. Não se trata apenas de vender fisicamente ou virtualmente, mas também integrar os dois canais para melhorar a eficiência e a experiência do cliente.

Essa tendência se mostra em crescimento no Brasil, pois, apesar do e-commerce estar em alto crescimento, os pontos físicos também continuam firmes. E isso foi provado pela pandemia, por exemplo.

Nessa última experiência de privação dos espaços físicos foi possível observar que, embora alguns estabelecimentos tenham fechado as portas, muitos outros continuaram vendendo por conta não somente dos clientes que preferem o presencial, mas também por conta de sua adaptação virtual.

Ou seja, os pontos físicos precisam existir, pois conseguem ainda ampliar ou sustentar o faturamento a partir de estratégias de venda que iniciam ou finalizam no digital.

Isso nos dá a conclusão de que o consumidor gosta de transparência, mas também de agilidade. Para corresponder a essas preferências, optar pela abordagem phygital pode ser ideal.

Algumas pessoas podem entender esse conceito como omnichannel, mas não se trata exatamente da mesma coisa.

A estratégia omnichannel procura integrar canais físicos e digitais para uma operação mais unificada, mas não vai muito além disso. Já o comércio phygital também possui esse objetivo, mas foca na incorporação da tecnologia em experiências presenciais. 

Sendo assim, o phygital é uma abordagem multicanal e que tem grande foco na transformação digital e na inovação.

Quais os desafios dessa transformação para as empresas?

O varejo phygital é uma tendência crescente no mercado atual, que busca integrar os mundos físico e digital para oferecer ao cliente uma experiência de compra completa.

No entanto, a implementação dessa estratégia pode apresentar alguns desafios para as empresas.

Um dos principais desafios é compreender as expectativas e necessidades do consumidor, pois é fundamental oferecer uma experiência personalizada e satisfatória para fidelizá-lo.

Além disso, é importante criar uma jornada de compra unificada, garantindo que os diferentes canais de comunicação estejam integrados e a venda seja estruturada.

Outro desafio é viabilizar a compra híbrida, ou seja, permitir que o cliente compre tanto no mundo físico quanto no virtual, de maneira segura e conveniente.

Quais os desafios dessa transformação para as empresas?

Para isso, as empresas precisam estar atentas às inovações tecnológicas e utilizar boas ferramentas digitais para facilitar o processo.

É importante também trazer mais segurança para o cliente, criando um ambiente confiável e protegido para as transações.

As empresas precisam entender que as mídias sociais são canais de grande influência e utilizar essa ferramenta para conhecer melhor o público e aumentar a visibilidade da marca é uma boa solução.

Em resumo, os desafios do varejo phygital são:

  • a compreensão das necessidades do consumidor;
  • a venda estruturada;
  • a criação de uma jornada de compra unificada;
  • a viabilização da compra híbrida;
  • a personalização do atendimento;
  • a utilização de boas ferramentas digitais;
  • a segurança nas transações;
  • a utilização das mídias sociais para melhorar a visibilidade da marca.

As empresas que superarem esses desafios estarão bem posicionadas para oferecer uma experiência de compra completa e satisfatória aos seus clientes.

Se você é empreendedor e está em busca de aprender como iniciar uma abordagem phygital em seu negócio, então basta continuar a leitura! 

Entre em contato conosco agora mesmo e solicite um orçamento personalizado para a sua empresa.

Como preparar a sua empresa para a era do varejo phygital  

Com a evolução do varejo e das soluções tecnológicas, surgiu a era phygital, que é a integração de um comércio físico e digital, não só por meio de pontos de vendas nos dois ambientes, mas por inovações que podem melhorar a experiência do cliente.

Para preparar a sua empresa para essa nova tendência, é preciso investir em tecnologia e estratégias que permitam uma transição consistente. 

Abaixo apresentaremos alguns tópicos que podem te ajudar a começar a sua atuação no comércio phygital. Veja:

Contrate especialistas e capacite sua equipe

A expertise dos seus colaboradores possibilitará a criação de uma estratégia eficiente para a adoção do phygital no negócio, enquanto a tecnologia viabilizará a implementação.

Capacitar a equipe é fundamental para uma implementação bem-sucedida. Promova o treinamento em tecnologia, habilidades de atendimento ao cliente e conhecimento sobre tendências de mercado.

Invista em tecnologia

Essa talvez seja a principal dica para iniciar a implementação desse tipo de varejo, pois a tecnologia é um de seus pilares fundamentais.

É necessário investir em tecnologias como cloud, IoT e Big Data para criar uma infraestrutura de conectividade robusta e suportar as operações de negócios.

Além disso, a adoção de tecnologias como a realidade aumentada, drones e QR codes pode ajudar a melhorar a experiência do cliente e a aumentar a eficiência da operação.

Desenvolva uma estratégia para o varejo phygital

Para se preparar para a era do varejo phygital, é necessário desenvolver uma estratégia que combine a experiência física do varejo com as tecnologias digitais.

Isso inclui a definição de objetivos claros, a análise dos pontos positivos e negativos do negócio, bem como a identificação das melhores tecnologias a serem usadas.

Como preparar a sua empresa para a era do varejo phygital  

Estruture os canais de comunicação

Ter canais de comunicação bem estruturados é fundamental para o sucesso do varejo phygital. Isso significa ter uma presença on-line sólida, com um site atraente, fácil de usar e seguro, além de estar presente em redes sociais relevantes e ter um atendimento ao cliente eficiente e ágil.

Facilite as avaliações dos clientes

A reputação da sua empresa continua sendo valiosa no varejo phygital. Valorize as avaliações de produtos e serviços feitas pelos próprios clientes. Ofereça um espaço na loja física para que eles possam opinar e criar uma área de avaliações online.

É necessário estar sempre atento às avaliações e feedbacks dos clientes para identificar oportunidades de melhoria e aprimorar a experiência do cliente.

Utilize tecnologias para interação e engajamento

Permita que seus clientes interajam com os produtos digitalmente, através de recursos como Realidade Aumentada, QR Codes, hotsites e aplicativos da marca.

Utilize influenciadores digitais para divulgar seus produtos e serviços nas redes sociais.

Facilite a experiência de compra do cliente

Ofereça opções de pagamento digital, como carteiras virtuais e sistemas de pagamento via celular. Utilize a tecnologia para melhorar a eficiência e rapidez dos processos de compra e entrega.

Mantenha a segurança dos dados dos clientes

Com a circulação de informações em maior escala, é essencial que a empresa tenha mecanismos capazes de proteger as informações dos clientes. Mantenha uma infraestrutura robusta de conectividade e utilize soluções de segurança cibernética adequadas.

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O papel das lojas físicas no varejo phygital

A expansão do e-commerce não vai fazer com que as lojas físicas sumam. No entanto, o mercado varejista está cada vez mais competitivo, obrigando as empresas a investirem em inovação.

Por isso, por mais tradicional que a loja física seja, os clientes já apresentam comportamento digital.

Com isso, o varejo físico deve continuar a evoluir, mas precisará adotar novas formas de se relacionar com os consumidores.

As lojas físicas servirão como apoio à estratégia digital e contarão com uma estrutura mais enxuta, com foco na experiência de compra. A tendência é que as lojas desempenhem o papel de minicentros de distribuição e entrega de experiência.

Para deixar mais claro como funciona um negócio phygital, ou apenas soluções phygitais, vamos compartilhar alguns exemplos.

O principal deles é o AmazonGo, a loja da Amazon que toda a compra é feita exclusivamente pelo cliente. Ele entra, escolhe os seus produtos, realiza o pagamento e então leva para a casa.

Sendo assim, o ponto físico serve para que o cliente tenha acesso ao produto de forma instantânea, e também para que ele possa analisar mais detalhes do mesmo antes de decidir pela compra.

Já o digital tem como objetivo facilitar toda a operação. A aquisição se torna mais ágil e autônoma.

Como uma solução phygital, também é possível citar as pulseiras da Disney: as MagicBands. São pulseiras com chips de alta frequência que facilitam as experiências físicas nos parques e hotéis da Disney.

As pessoas abrem as portas de seus quartos, realizam o pagamento de suas refeições, liberam a sua entrada no parque e nas atrações e muito mais. 

Como é a relação com esse tipo de cliente?

Como é a relação com esse tipo de cliente?

O Varejo Phygital é uma tendência que vem ganhando força nos últimos anos, principalmente com a crescente utilização da tecnologia no dia a dia das pessoas.

E, ao contrário do que muitos pensam, essa tendência não significa o fim do comércio físico, mas sim uma integração entre o mundo online e offline, oferecendo a melhor experiência ao cliente.

Mas como é a relação com esse tipo de cliente?

Bem, ela é baseada na não limitação do espaço físico da empresa, criando um ambiente em que o usuário se encontra imerso tanto no ambiente físico, quanto no digital.

Um exemplo disso é que o cliente pode começar a pesquisa de um produto online e finalizá-la na loja física, ou vice-versa. Ele também pode comprar um produto pela internet e retirar pessoalmente na loja, ou ao contrário.

É importante ressaltar que, apesar da utilização da tecnologia, o fator humano ainda é fundamental nessa relação. É necessário oferecer um atendimento personalizado, garantindo que o cliente se sinta valorizado e tenha uma experiência satisfatória em todas as etapas da compra.

Outro aspecto importante é a preocupação em atender às necessidades da sociedade.

O consumidor está cada vez mais exigente e preocupado com questões sociais e ambientais, e isso não pode ser ignorado pelas empresas varejistas.

É preciso alinhar as metas de negócios e vendas com a responsabilidade social e ambiental, garantindo o sucesso e o crescimento da marca a longo prazo.

Portanto, a implementação do varejo phygital pode trazer diversos benefícios para a empresa, desde o aumento das vendas até a fidelização de clientes.

No entanto, é importante ter em mente que essa estratégia deve ser planejada e executada de forma integrada, com foco na satisfação do cliente e na responsabilidade social e ambiental.

Se você busca melhorar o relacionamento com seus clientes e expandir os seus canais digitais, pode contar com a PontalTech.

Oferecemos soluções eficientes de comunicação que podem elevar o nível do seu atendimento e proporcionar uma experiência diferenciada para seus clientes, como:

  • SMS: canal de comunicação altamente aceito e visualizado pelo público. Em tempo real, os seus clientes recebem e visualizam mensagens instantâneas da sua campanha;
  • RCS: canal de comunicação eficiente, semelhante ao SMS, mas sem restrição de caracteres, e capaz de compartilhar imagens, vídeos, banners, carrossel e botões;
  • Agentes Virtuais de Voz: agente virtual de voz humanizado, que busca por interações naturais. Todas as ligações são atendidas 24 horas por dia, em todos os dias da semana, o que aumenta a produtividade e a agilidade no atendimento. 

Conheça as soluções da PontalTech e impulsione o sucesso do seu negócio!

Conclusão

A integração dos canais físicos e digitais, aliada à adoção de tecnologias inovadoras, é capaz de proporcionar uma experiência de compra diferenciada aos consumidores e, consequentemente, aumentar as vendas e fidelizar os clientes.

Os clientes cada vez mais têm buscado opções de compra mais seguras e convenientes e, portanto, investir no varejo phygital pode ser uma estratégia promissora para as empresas que desejam se destacar no mercado.

Para isso, você pode utilizar todas as ferramentas disponíveis no mercado, mas claro, dentro da realidade do seu negócio.

Se você atua em uma instituição de ensino, por exemplo, divulgar um tour virtual 360º em seu site pode ser uma boa ideia. Em um mercado, investir em tokens de autoatendimento é uma alternativa interessante.

De toda forma, em qualquer modelo de negócio, ficar de fora dessa tendência não é uma opção, logo que os tempos e os clientes não são mais os mesmos. 

Acompanhe nosso blog para ler mais dicas, conteúdos e informações relevantes sobre relacionamento com o cliente! 

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18 de abril de 2022
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