Pós-venda: 7 dicas para melhorar o seu - Pontaltech

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Pós-venda: 7 dicas para melhorar o seu

O pós-venda é tão importante quanto a venda, pois permite que o vínculo transforme o consumidor em admirador e promotor da marca.

A prospecção de novos clientes é sempre uma prioridade independentemente do tamanho de seu empreendimento, mas quando não pensamos na conexão com o cliente que já possuímos acabamos perdendo grandes oportunidades. Por esse motivo o pós-venda é tão importante em qualquer estratégia.

Ao pensar que a relação entre empresa e consumidor já foi concluída após a venda ou entrega do produto, negligenciamos o cliente que conquistamos – e sabemos que tivemos trabalho para atraí-lo.

Por isso, o pós-vendas é tão importante quanto a venda em si, pois permite que o vínculo entre os dois lados da compra se estreite, transformando o consumidor em admirador da empresa e fazendo com que ele se torne um promotor da marca.

O que é pós-venda

Em síntese, é o conjunto de ações realizadas após a venda ou prestação de serviço para melhorar a experiência do cliente, em que o objetivo é rete-lo após a compra e criar um relacionamento com ele.

Pensando na jornada do consumidor, muitas empresas se limitam ao SAC como canal de pós-vendas, o que o torna receptivo, aguardando alguma solicitação/reclamação.

No entanto, um pós-vendas efetivo busca o contato com o cliente de diversas formas, de modo que o cliente passa a se sentir valorizado e confiante na marca, voltando a consumir seus produtos, além de aumentar a indicação devido ao diferencial competitivo.

Como fazer um pós-venda cativante?

Agora que já sabe qual o conceito de pós-vendas, vamos te mostrar as melhores ferramentas para executar de forma efetiva, para que você as adapte e adeque dentro da realidade de seu negócio.

1. Peça feedbacks

O feedback ajuda a criar senso de pertencimento em seu cliente. Valorizar sugestões, elogios e críticas te auxiliarão a entender o que está ou não funcionando sobre seu serviço ou produto.

2. Disponibilize desconto para compra do mesmo produto ou similares

Se seu cliente já consumiu e gostou, ele pode adorar esse empurrãozinho a mais para comprar novamente e conhecer mais de seus produtos e serviços.

3. Indique produtos similares

Utilize informações de consumo para oferecer outros produtos ou serviço de seu catálogo, como lançamentos que façam sentido para ele.

4. Ofereça benefícios exclusivos para quem já comprou

O seu cliente precisa sentir que está em vantagem, saber que é realmente válido consumir o serviço ou produto que você oferece, então oferecer desconto ou brinde a cada determinada quantidade de compras faz com que o consumidor se sinta recompensado.

5. Tenha uma equipe exclusiva e bem treinada para monitorar o cliente

O zelo que deve ter com o cliente para fidelização é mais especial, pois ele já conhece seu produto, e por isso é importante manter a linha de comunicação em todos os canais disponíveis, para que ele consiga sanar as dúvidas a qualquer momento com a certeza de que está falando com a mesma marca.

É indispensável o treinamento adequado para que todos os colaboradores estejam preparados para resolver qualquer possível problema, sempre com o mesmo tom de voz. Para saber mais sobre como inovar a comunicação de sua empresa, clique aqui!

6. Trabalhe datas especiais

Quem não gosta de ser lembrado no aniversário? Utilize as informações que você tem sobre o cliente para enviar uma lembrança, mesmo que um e-mail, ou até mesmo uma condição especial. Lembre-se: o cliente quer se sentir especial.

7. Cumpra com as promessas

É muito importante para a reputação da marca da sua empresa manter as promessas que ela anuncia. O que sua empresa deixa claro para os clientes? É isso que deve ser exercido à risca.

Nós, aqui da Pontaltech, acreditamos que vale a pena fazer algo a mais, sempre. E isso é aplicado diariamente. Como fazemos isso? Reforçando no dia a dia nossa cultura, nosso propósito e nossa missão.

A importância do pós-venda depois do Black Friday

Durante o período de Black Friday o número de vendas aumenta significativamente, e consequentemente mais pessoas conhecem diversas marcas, empresas e produtos. Por isso, é um momento precioso para criar ou aprimorar as ações de pós-venda.

Muitos consumidores irão conhecer sua empresa nesse período, por essa razão, invista em um pós-venda encantador, que sem dúvida, será um grande diferencial adquirido em um mercado que está cada vez mais competitivo.

Conclusão

Agora que você já sabe quais as melhores formas de encantar seu cliente após a compra, conte com nossos serviços de comunicação para te auxiliar!

Somos especialistas em inovação e nosso objetivo é prover experiências que conectem empresas, pessoas e tecnologia.

Temos um time de especialistas que podem te ajudar a criar ações de pós-venda por meio de canais de comunicação. Vamos juntos?

28 de setembro de 2021
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