Tendências para o varejo: marketing, vendas e comunicação
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Tendências de marketing, vendas e comunicação para o varejo

Conheça quais são as principais tendências para o varejo, e conheça o que o mercado tem falado sobre marketing, vendas e comunicação.
RCS como uma das tendências para o varejo

Conhecer as principais tendências para o varejo, marketing, comércio online, e como a comunicação impacta tudo isso, é o tema do artigo da nossa Head de Marketing, Larissa Lopes. Confira o resumo abaixo ou leia o artigo na íntegra no Jornal Empresas e Negócios.

Em um ano pós pandêmico, entender e aproveitar as novidades do mercado, bem como as tendências passageiras e definitivas, é essencial para o varejo. Ainda que as expectativas para o comércio –especialmente online – sejam grandes, é preciso entender os desejos e comportamento do consumidor.

Uma pesquisa revelou que a cada 10 brasileiros, 7 aumentaram a frequência das compras em e-commerces. Outro dado chama atenção: 55% dos entrevistados disseram que pretendem aumentar o volume em 2023 (Opnionbox). Apesar disso, a compra física tem espaço de crescimento, já que o futuro do varejo tende a ser phygital, consolidando as experiências híbridas de compra.

Confira as tendências mais promissoras nos próximos meses.

Varejo omnichannel

A omnicanalidade visa oferecer jornadas completas ao cliente, sejam elas heterogêneas ou integrando as lojas físicas e digitais. Aliás, 80% dos consumidores pesquisam por preço de forma online e compram na loja física, e 87% deles pesquisam de forma física e compram na internet.

Ou seja, as experiências são indissociáveis, e para mantê-las fluídas, é necessário investir em tecnologia e canais de comunicação. Além da atualização dos dados, o gerenciamento das informações será capaz de identificar pontos de melhoria para evitar “quebras” na jornada de compra.

Comunicação personalizada

Antes de tudo, é indispensável compreender qual é o canal preferido dos clientes, ou então, de que forma eles preferem se comunicar. Ferramentas como e-mail e redes sociais são de uso comum, porém, o RCS, canal de mensagens interativas criado pelo Google, é uma das maiores apostas no mundo, e vem ganhando espaço no Brasil. Além de oferecer maior personalização ao usuário, também permite a utilização de diversos recursos interativos para manter o cliente engajado com a marca.

RCS: tendências de marketing para o varejo

O marketing conversacional se tornou mais simplificado com o RCS, já que em um único canal, é possível enviar conteúdo multimídia, links, e botões de ações e respostas rápidas. Com a automatização por chatbot, o cliente pode fazer compras e acompanhar o status do pedido, ou ainda tirar dúvidas no mesmo ambiente.

RCS tendências para o varejo

Conclusão: uma das principais tendências para o varejo é conhecer o seu público

O consumidor atual, seja ele da geração z, mobile ou então um público idoso, tem características únicas, mas diferentes para cada situação. É preciso compreendê-lo para garantir a facilidade de busca, seja por produto ou preço, e ao mesmo tempo oferecer uma boa experiência em ambientes digitais ou físicos.

Por fim, pesquisá-los e usar a criatividade para comunicar de forma direta com o seu público, pode causar experiências memoráveis. Isso também ajudará a tornar seus clientes em fãs, então, saiba escolher o canal de comunicação correto para sua marca.

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23 de janeiro de 2023
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