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RCS business: definição, e tudo sobre o assunto

RCS business definição, e tudo sobre o assunto

O RCS Business é uma maneira de enviar mensagens interativas, envolventes e visualmente impressionantes. Essa ferramenta veio para revolucionar a maneira como você se comunica com seus clientes. 

Neste artigo, vamos nos aprofundar em tudo o que você precisa saber sobre o RCS Business, como ele está mudando o mercado de SMS e as incríveis possibilidades que ele oferece para o seu negócio.

Afinal, o que é o RCS business?

RCS significa Rich Communication Services. Conhecido também como RCS Business Messaging, o RCS é uma ferramenta de comunicação que permite às empresas enviar mensagens multimídia aos clientes, que incluem imagens, vídeos e botões interativos

O RCS Business é uma evolução do SMS, permitindo que as empresas tenham uma conversa mais envolvente com seus clientes. Com o RCS, as empresas podem enviar mensagens que lembram um aplicativo, com mais informações e opções do que um SMS padrão.

Como utilizar o RCS para vender mais? 

Qual é a função do RCS business?

Qual é a função do RCS business

O RCS Business possui diversas funções que o tornam uma excelente ferramenta para empresas. Em primeiro lugar, ele fornece uma visão em tempo real dos resultados da campanha, permitindo que os gerentes de planejamento do contact center acompanhem o sucesso de suas campanhas. Com o RCS, você pode ver quem recebeu sua mensagem, quem a leu e quem interagiu com ela.

Em segundo lugar, o RCS Business permite conversas interativas entre empresas e seus clientes. Além disso, as empresas podem incluir botões interativos, como opções “Sim” ou “Não” ou outras respostas que induzam o leitor a realizar uma ação. 

As empresas também podem enviar mensagens que incluem mídia avançada, como imagens, vídeos e botões. Isso significa que, em vez de uma mensagem de texto simples, você pode enviar a seus clientes uma mensagem que inclua uma imagem do produto, uma demonstração em vídeo ou um botão que os leve diretamente ao seu site. Isso torna muito mais fácil transmitir sua mensagem e capturar a atenção de seus clientes.

Não somente, o RCS também inclui recursos como recibos de leitura, que o tornam mais parecido com um aplicativo de bate-papo do que com um serviço de mensagens tradicional. E como ele  é construído em uma plataforma baseada em IP, é mais confiável e seguro do que o SMS.

Por fim, o RCS também é uma excelente ferramenta para personalização. Você pode criar mensagens personalizadas para clientes individuais com base em suas preferências, localização ou comportamento anterior. 

A relação do RCS business com a experiência do consumidor

RCS Business é uma ótima aposta quando o assunto é a experiência do consumidor. Suas funcionalidades simplificam as interações, já que você pode incluir respostas automáticas pré-programadas para os usuários responderem a sua mensagem a partir de um simples botão.

Para questões de suporte ao cliente, por exemplo, é possível disponibilizar um botão “contato” na sua mensagem. Dessa forma, o seu cliente poderá encaminhar rapidamente o problema para que o setor responsável possa agir.

Além disso, o RCS possui a capacidade de enviar anúncios em carrossel, que  permitem exibir vários produtos simultaneamente e incentivar os usuários a deslizar pelas imagens. Essas postagens costumam ter alta participação.

É mais provável que os utilizadores se envolvam com uma corporação quando eles sentem que suas necessidades e preferências estão sendo consideradas. O RCS Business fornece às organizações ferramentas para oferecer uma experiência mais personalizada, o que pode levar a um maior envolvimento e satisfação do consumidor.

Com o RCS, as companhias podem incluir imagens, vídeos e botões em suas comunicações, o que as torna mais cativantes e interativas em termos visuais. Isso pode ajudar a captar a atenção e tornar a percepção do consumidor perante a marca mais agradável.

Além disso, pelo fato do RCS Business ser uma tecnologia de código aberto, ele permite a personalização da comunicação entre corporações e consumidores, incluindo modificações de cores no aplicativo para reforçar a identidade visual da marca. 

Outro ponto é que, ao invés de notificações, as conversas por RCS Business acontecem por meio de aplicativos compatíveis com o padrão, como o Android Messages. As organizações podem cobrar por sessão, além da tradicional por mensagem enviada, o que promove uma transformação no modelo de negócios. 

Quais as novidades nos serviços RCS business?

O RCS Business ainda é uma tecnologia relativamente nova no Brasil, embora tenha começado a ser desenvolvida em 2008. Contudo, novos recursos são adicionados continuamente para aprimorar sua funcionalidade, à medida que o RCS Business vem ganhando mercado. Uma das atualizações é a adição de chatbots. Os chatbots são sistemas de mensagens automatizados que podem responder às consultas dos clientes e fornecer informações relevantes. 

Outra novidade é a adição de opções de pagamento nas mensagens. Esta funcionalidade permite que os clientes efetuem pagamentos na própria conversa, tornando o processo de pagamento mais cômodo e agilizado.

Além do que já mencionamos, a novidade mais atual é que as mensagens RCS já estão disponíveis em todos os novos dispositivos Android. Dessa forma, essa ferramenta não estará mais limitado a alguns poucos dispositivos ou operadoras. 

Não somente, o Google também anunciou recentemente que trabalhará com as principais operadoras e fabricantes de dispositivos para lançar mensagens RCS em todo o mundo. Isso significa que, em breve, o RCS será o aplicativo de mensagens padrão em muitos dispositivos Android, tornando ainda mais fácil para as empresas alcançarem seus clientes por meio desse canal.

Além de tudo, o RCS está finalmente começando a ganhar força no mundo dos negócios. Muitas marcas de renome já estão usando essa forma de interagir com seus clientes e, com os desenvolvimentos recentes que mencionamos, provavelmente veremos ainda mais empresas adotando essa tecnologia em um futuro próximo.

Como habilitar o RCS no seu celular 

Como o RCS Business está mudando o mercado de SMS?

Como o RCS Business está mudando o mercado de SMS?

RCS Business é a próxima evolução do SMS, em razão dele permitir mensagens multimídia que podem incluir vídeos, imagens e GIFs, juntamente com botões interativos e respostas rápidas. Dessa forma, as mensagens RCS são muito mais envolventes e interativas do que o SMS tradicional.

O RCS também tem o benefício adicional de oferecer suporte a atualizações em tempo real, permitindo que as empresas acompanhem o status de suas campanhas e as ajustem simultaneamente enquanto ocorrem. Explicando de outra maneira, as empresas podem responder às mudanças nas condições, como picos inesperados no volume de chamadas, e ajustar suas campanhas de acordo. Esse tipo de agilidade é essencial no ambiente de negócios acelerado de hoje.

Como o RCS vai mudar o marketing?

Espera-se que o RCS mude significativamente o marketing. Isto porque, esse recurso pode levar a um maior engajamento, satisfação e fidelidade do cliente, tornando-se uma excelente ferramenta de marketing.

Por exemplo, uma empresa pode enviar uma mensagem de vídeo para seus clientes agradecendo sua fidelidade ou oferecer um cupom de desconto que pode ser resgatado com um único clique.

Outro benefício do RCS é que ele identifica o remetente e exibe um selo de verificação da conta. Ou seja, os clientes podem confiar que as mensagens recebidas são de empresas legítimas, reduzindo o risco de fraudes e golpes. Esse fator de confiança é crítico na construção de relacionamentos com os clientes.

Principais diferenças entre RCS business e SMS

O SMS foi criado para uma comunicação simples, enquanto o RCS foi desenvolvido para aprimorar essa comunicação e trazê-la para o mundo moderno. Como o RCS é uma atualização do SMS, existem algumas diferenças importantes entre os dois.

Uma delas é o suporte que o RCS tem para conteúdos multimídias: fotos, vídeos, gifs, botões, etc. Por outro lado, o SMS é limitado a um texto simples com 160 caracteres, mas ainda é bastante utilizado para comunicações rápidas e objetivas.

Vantagens de utilizar o RCS business

Vantagens de utilizar o RCS business

O RCS Business é uma plataforma de comunicação rica que oferece muitas vantagens. Vamos tratar de algumas dessas vantagens:

Engajamento do cliente

Para começar, o RCS Business é um divisor de águas quando se trata de engajamento do cliente. Com ele, é possível se comunicar com os clientes imediatamente, sem atrasos ou incertezas dos meios de publicidade tradicionais. Ao utilizar um método de comunicação altamente direcionado, você alcança apenas os clientes com maior probabilidade de engajar com a sua marca, o que também poderá gerar uma taxa de conversão mais alta.

Conveniência

Com o RCS Business, os clientes podem interagir com sua marca diretamente no aplicativo de mensagens, sem a necessidade de um aplicativo ou site separado. Ele oferece todas as funcionalidades dos aplicativos OTT, como WhatsApp e Telegram, em uma única plataforma.

Marca

Em vez de usar a plataforma de mensagens de outra empresa com seu nome e conta de marca, o RCS Business permite que sua companhia utilize um design personalizado, bem como a marca do seu próprio negócio. Assim, você fortalece sua marca para com o cliente.

Além disso, é possível verificá-la. Essa funcionalidade é semelhante à verificação que vemos no Twitter, Instagram e outros aplicativos de mídia social. Por conta disso, você garante que a falsificação de marca não aconteça e torna muito mais difícil o uso não autorizado dela.

Dados para análise

Com as mensagens de texto RCS, é possível ver exatamente quando uma pessoa abriu sua mensagem, se ela respondeu imediatamente ou com um atraso, se a mensagem foi compreensível, se houve opções suficientes para o usuário, etc. 

Essa análise permite que os profissionais de marketing ajustem as campanhas de mensagens para resultados imediatos. Com esses dados do usuário sobre a interação da marca, uma empresa pode rapidamente identificar ofertas relevantes e direcionar usuários específicos interessados em um produto ou serviço.

Mais segurança

Não somente, o RCS Business também oferece segurança e confiabilidade aprimoradas em comparação com o SMS tradicional. Com a criptografia, suas mensagens são protegidas e os dados dos clientes estão seguros. 

Saiba como enviar uma mensagem RCS

Conclusão

Essa tecnologia empolgante está mudando o jogo quando se trata de mensagens e envolvimento do cliente. Com seus recursos de mídia avançada, recursos de bate-papo e opções de personalização, o RCS está rapidamente se tornando um item obrigatório para as empresas que desejam se manter à frente da concorrência.

Portanto, se você é um pequeno empresário que deseja se conectar com seus clientes de uma maneira mais significativa ou uma grande empresa que deseja dimensionar sua estratégia de mensagens, definitivamente vale a pena considerar o RCS. É confiável, seguro e oferece muitas vantagens em relação ao SMS tradicional.

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06 de abril de 2023
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