Automação de marketing: tudo sobre, plataformas e mais!
        • Canais

          SMS

          Use a seu favor o alto poder de alcance do SMS

          Inove com o novo padrão de mensagens do Google

          Amplie a eficiência de suas campanhas

          Esteja presente no aplicativo de mensagens mais popular

          Plataformas

          O agente virtual de voz ideal para sua empresa

          Atendimento escalável em todos os canais

          Plataforma de governança e monitoramento

          O seu workflow inteligente de receita recorrente

  • Sobre
  • Carreiras
  • Cases
  • Blog
  • Contato

Blog

Tudo sobre automação de marketing e plataformas de comunicação

Entenda o que é a automação de marketing, quais processos e tarefas podem ser automatizados e que plataformas estão disponíveis no mercado.
o que é automação de marketing

Automação de marketing é a utilização de tecnologias e ferramentas para literalmente automatizar processos. Aliás, se a sua empresa ainda não tira proveito da automação de marketing, é necessário conhecer como simplificar seus processos e tornar o negócio muito mais escalável. 

Neste conteúdo, entenda o que é automação de marketing, benefícios de adotar tecnologias nos processos e quais são algumas das melhores ferramentas disponíveis. Vem com a gente e escale o seu negócio! 

O que é automação de marketing?

A automação de marketing é uma estratégia que utiliza tecnologia para simplificar e otimizar as atividades como inbound, outbound, publicação em redes sociais, envio de comunicações, etc. Para ficar mais claro, em outras palavras, trata-se de todo o processo de marketing ao longo do funil de vendas, permitindo que as empresas economizem tempo em ações repetitivas.

Ou seja, tarefa como o envio de e-mail e mensagens, gestão de campanhas em mídias sociais, nutrição de leads e até mesmo o acompanhamento do desempenho das campanhas, são mecanizadas em ferramentas de automação de marketing.

Portanto, utilizar a tecnologia no dia a dia das ações de promoção da marca é como ter um assistente que otimiza tempo e recursos valiosos. As ferramentas podem ajudar a criar uma jornada mais personalizada aos clientes, desde o primeiro contato até a conversão, melhorando a experiência geral e aumentando assim as chances de sucesso nas campanhas.

Imagine só, antes da automação de marketing, você precisaria enviar e-mails para cada lead ou cliente, atualizar suas listas de contatos e até mesmo lembrar de seguir determinadas etapas para cada cliente em potencial, tudo de forma manual. Porém, com a automação, quase tudo pode ser feito automaticamente, e isso poupa tempo dos profissionais para as tarefas mais estratégicas e criativas.

Quais são os principais benefícios da automação de marketing?

Os benefícios da automação de marketing resultam não apenas em ganho de produtividade, como também na receita das empresas. Veja a seguir as principais vantagens de investir em tecnologia no marketing: 

1. Eficiência 

Um dos maiores benefícios da automação de marketing é a economia de tempo e esforço, ao mesmo tempo em que você consegue escalar as suas ações. Com as tarefas rotineiras executadas automaticamente, os profissionais podem se concentrar em estratégias mais criativas e de alto nível.

2. Nutrição de leads

A automação permite nutrir leads de forma contínua e consistente, entregando o conteúdo certo no momento certo. Utilizando as plataformas certas, também há possibilidade de diversificar as estratégias e gerenciar diferentes etapas da jornada de relacionamento. Isso ajuda a construir conexão emocional com os leads e clientes ao longo do tempo, aumentando as chances de eles se tornarem clientes.

3. Acompanhamento detalhado

A automação de marketing também possibilita o rastreamento do comportamento do público-alvo, o que é fundamental para entender como suas campanhas estão se saindo e para realizar ajustes conforme necessário. Significa que você pode tomar decisões mais assertivas, isto é com base em dados concretos.

4. Personalização avançada

Além dos benefícios do acompanhamento dos dados e a tomada de decisão bem-direcionada, a personalização da mensagem e escolha do canal também é uma vantagem analítica que as ferramentas de marketing podem oferecer. Ao obter os dados de campanhas de SMS por exemplo e analisá-los profundamente, é possível identificar se o conteúdo é atrativo para a base utilizada.

Portanto, a performance das campanhas também geram ideias e possibilitam comparar as diferentes estratégias para melhor interpretação dos resultados. Sendo assim, é possível personalizar ainda mais o conteúdo para que a marca permaneça relevante para os consumidores.

5. Integração entre marketing e vendas

A automação de marketing também ajuda na automação de vendas, estreitando a comunicação entre as duas equipes. Os leads qualificados são passados de forma mais eficiente para as vendas, tornando todo o processo mais fluido.

6. Ciclo de vendas menor e escalável

Com a automação, você pode lidar com inúmeros leads e clientes sem aumentar significativamente sua equipe. Isso é especialmente útil para empresas em crescimento. Além disso, como todo trabalho é feito pelo sistema, que trabalha em tempo integral, os leads chegam mais rápidos e preparados na última etapa da compra, diminuindo o ciclo de vendas. 

Tipos de automação no marketing

Esse tópico é muito importante porque muitas pessoas ainda resumem automação de marketing à automação de e-mail. Outras tarefas, como campanhas, ações e canais que podem ser automatizadas. Por exemplo, a automação de WhatsApp, RCS, SMS, e de todo o fluxo que pode mesclar esses canais. 

Portanto, a automação de marketing é bem-vinda em diferentes fases na gestão de relacionamento com os clientes: ativação, retenção, up sell ou cross sell e ainda indicação. Já imaginou fazer tudo isso sem se tornar uma tarefa recorrente e sem nenhuma visibilidade dos resultados? 

Acompanhe tudo o que pode ser automatizado no marketing digital a seguir.

Quais atividades podem ser automatizadas no marketing digital?

  • Mídias Sociais: agendamento e publicação de posts nas diversas plataformas de mídia social, além de monitoramento de menções e interações.
  • Geração e gestão de Leads: automatização do processo de captura, classificação e segmentação de leads com base em critérios específicos.
  • Nutrição de Leads: envio automático de conteúdo relevante e segmentado para os leads ao longo do tempo em diferentes formatos: e-mail, SMS, RCS, push, in-app, webpush e muito mais.
  • Pontuação dos leads ou lead scoring: atribuição de pontuações a leads com base em seu comportamento, interações e atividades, permitindo identificar quais estão mais prontos para a compra.
  • Rastreamento de Comportamento do Usuário: acompanhamento das interações dos visitantes do site para entender melhor suas preferências e necessidades.
  • Automação de Vendas: automação de atividades de vendas, como follow ups e envio de propostas, para acelerar o processo de conversão.
  • Chatbots: utilização de chatbots para interações em tempo real com os visitantes do site, respondendo a perguntas frequentes e coletando informações dos clientes.
  • Gestão de Campanhas PPC: automação de campanhas de publicidade paga, como Google Ads e Facebook Ads, para otimizar o desempenho e o retorno sobre o investimento (ROI).
  • Análise e Relatórios: geração automática de relatórios de desempenho para acompanhar métricas e KPI importantes e avaliar o sucesso das campanhas.
  • Integração de Dados: conexão e sincronização de dados entre diferentes ferramentas de marketing, como CRM, Google Analytics e outros provedores.
  • Acompanhamento de Conversões: acompanhamento automático das conversões de leads em clientes, possibilitando a identificação das estratégias mais eficazes.

Como fazer uma automação de marketing?

Sabendo quais são os objetivos, escolha uma ferramenta ou software que atenda às suas necessidades. Com a ferramenta funcionando e o time engajado, estabeleça quais serão os gatilhos para um lead entrar no seu fluxo de nutrição. Pode ser uma ação, perfil, segmento, etc.

Em seguida, defina como vai ser a interação do lead em cada uma das etapas do seu fluxo, que devem representar as etapas de compra, e os conteúdos que você oferecerá em cada etapa. 

Por fim, implemente os fluxos de nutrição, meça os resultados e implemente as melhorias. Lembre-se de considerar, nessa estratégia, todas as atividades que a automação de marketing pode fazer por você: enviar e-mails, SMS e RCS, agendar posts, dar nota aos seus leads, mostrando quem já está pronto para seguir no funil. 

Realize integrações de forma corretas nos canais que automatizados. Para isso, crie os eventos que deseja acompanhar e garanta uma visão 180º do lead no ambiente online. Isso é fundamental para que você tenha dados de comportamento e consiga personalizar e segmentar com mais precisão. 

automação de RCS marketing

Pontaltech: a sua plataforma de automação de SMS, RCS e E-mail Marketing

Quer conhecer algumas das melhores ferramentas de automação de marketing? Existem várias opções de CRM Marketing no mercado que automatizam tarefas criando listas dinâmicas, landing pages e enviam e-mails marketing. As mais famosas são Hubspot e RD Station, por exemplo. Mas, e os demais canais de comunicação? 

É aí que entra a Pontaltech. Somos uma plataforma de automação de marketing especialista nos canais de mensageria como SMS, RCS Google e, claro, e-mail marketing. Assim, você não perde a oportunidade de engajar seus leads em nenhum canal digital. 

Nossa ferramenta se integra muito bem com os mais diversos CRMs para qualificar a entrega dos leads do marketing para as vendas.

Se você tem alguma dúvida sobre automação de marketing ou quer saber como a nossa plataforma pode te ajudar, não deixe de falar com um de nossos especialistas. Nossa solução é super intuitiva e ajudará o seu negócio a escalar as vendas com uma ajudinha da tecnologia, sem perder a humanização e qualidade a cada interação. 

Conteúdos relacionados

31 de agosto de 2023
Compartilhar

Inscreva-se em nossa newsletter