SMS e RCS: 4 motivos para usá-los e vender mais!
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4 motivos para vender mais com SMS e RCS

Saiba tudo sobre conversão em vendas utilizando o SMS e RCS. Conheça dicas e estratégias eficientes para implementar na sua comunicação.
SMS e RCS

Já que as empresas buscam constantemente o aumento da conversão, o SMS e o RCS são dois canais com grande potencial. Aliás, a comunicação é cada vez mais imediata, e as marcas precisam ser ágeis e eficazes em seus métodos de divulgação e venda. Mas como utilizá-los na estratégia de comunicação?

Existem várias formas de vender através de mensagens. Uma delas é o SMS, uma das formas mais antigas de comunicação móvel, e ainda é amplamente utilizada em todo o mundo. Com sua simplicidade e rapidez, é uma ferramenta útil para enviar mensagens de texto instantâneas.

Por outro lado, o RCS, que é uma evolução do SMS, permite o envio de mensagens mais ricas, com imagens, vídeos, botões e outras interações, tornando a experiência do cliente mais atraente e personalizada.

Neste artigo, confira os motivos pelos quais a sua empresa deve considerar o uso do SMS e RCS para aumentar vendas. Desde a facilidade de uso até a capacidade de alcançar um público amplo e diversificado, veja como essas tecnologias podem ser valiosas para os seus resultados. Acompanhe!

RCS SMS

Qual a diferença entre RCS e SMS?

A principal diferença entre o RCS e SMS é a capacidade de envio de recursos multimídia. O SMS envia textos simples, enquanto o RCS envia recursos multimídia. Além disso, este último é recebido apenas por aparelhos Android, o que representa mais de 70% dos smartphones no Brasil.

O RCS tem como objetivo fornecer uma experiência de mensagens mais rica e personalizada para os usuários. Por outro lado, o SMS é limitado em termos de recursos, mas o envio de mensagens em massa em plataformas broker oficial demonstram os resultados de campanha.

Outra diferença importante entre o RCS e o SMS é que o RCS exige uma conexão com a internet para funcionar, enquanto o SMS não. O RCS usa a conexão de dados móveis ou Wi-Fi para receber mensagens, o que significa que ele só pode ser usado em smartphones com conexão à internet. Por outro lado, o SMS pode ser usado em praticamente qualquer telefone móvel e não requer uma conexão à internet.

Em termos de segurança, o RCS é considerado mais seguro do que o SMS, pois é baseado em criptografia e oferece perfil exclusivo da marca, Isso significa que as mensagens são protegidas contra acesso não autorizado.

Em resumo, ao passo que o SMS é uma tecnologia mais simples e básica para enviar mensagens de texto, o RCS é uma tecnologia mais avançada e rica em recursos, oferecendo aos usuários uma experiência de mensagens mais atraente e personalizada. Ambas as tecnologias têm seus pontos fortes e são usadas para diferentes fins, dependendo das necessidades da companhia.

Afinal, a tecnologia de SMS está ultrapassada?

Embora o SMS ainda seja amplamente utilizado em todo o mundo, ele apresenta algumas limitações. Ou seja, em termos de recursos e funcionalidades, está em desvantagem ao compará-lo com as tecnologias mais recentes. 

O SMS não permite o envio de imagens, vídeos ou outros elementos visuais. No entanto. não é o fator principal que limita a eficácia em campanhas de marketing ou SMS corporativo.

Algo que prejudica a eficiência dele é a escolha da plataforma de envio de SMS. Muitas empresas escolhem as famosas “chipeiras” que disparam por números de 9 dígitos. Ferramenta de SMS muito barato, normalmente não é um broker oficial e não possui sistema de segurança avançado.

Sendo assim, o SMS corporativo convencional e seguro é aquele enviado por broker oficial como a Pontaltech, ou seja, que tem autorização das Operadoras de telefonia móvel do país, e é apta a enviar o conteúdo em massa.

Benefícios de contratar uma plataforma broker oficial de SMS

Um benefício é que uma empresa que envia SMS em massa e que é homologada, recebe dados das Operadoras via API, o que mostra exatamente quais são os resultados das campanhas em termos de cliques no link, etc.

Outro benefício, que é a ferramenta de disparo de SMS homologada, também possuí uma “porta de acesso” via API de SMS. Ou seja, há possibilidade de integração com outras ferramentas internas das empresas ou de CRM e gerenciamento de dados.

Para finalizar, a rapidez e a segurança da entrega são garantidas. Todas as plataformas de SMS que são parceiros oficiais tratam os dados recebidos com as mais rígidas políticas de segurança. Além disso, elas conseguem disparar as mensagens instantaneamente, o que é ótimo para o envio de token por SMS, por exemplo.

Qual é a melhor alternativa para o SMS?

Diversas empresas procuram formas mais avançadas e interativas de se comunicar com seus clientes. Isso leva o questionamento: o SMS morreu? A resposta é não. Segundo dados da Juniper, as mensagens de texto vão crescer 45% até 2027. Isso prova que a ferramenta não caiu em desuso.

No entanto, as tecnologias evoluem, e com o SMS não é diferente. Como resultado, o RCS foi desenvolvido para oferecer mais recursos e possibilidades de interação. Seu objetivo é tornar o conteúdo mais atraentes para empresas que buscam aprimorar sua comunicação e vender mais.

O SMS ainda é uma tecnologia amplamente utilizada e pode ser eficaz em muitas situações, dependendo das necessidades das empresas. Por ser um canal de comunicação com alto custo-benefício, essa ferramenta é amplamente utilizada e não vai deixar de ser por causa do RCS. Ambas podem ser utilizadas de forma estratégica e de forma simultânea.

Como o RCS está mudando o mercado atualmente?

O RCS tem a capacidade de transformar a maneira como as empresas impactam seus clientes, já que é multimídia. Além de ser uma comunicação mais rica em recursos, o canal traz toda a interatividade da inteligência de chatbot, e tem diversas formas de uso.

Em resumo, o RCS está mudando o mercado de mensagens móveis ao oferecer uma experiência mais rica e interativa para os usuários e fornecer uma plataforma mais eficaz para as empresas se comunicarem com seus clientes. As empresas que adotam o RCS estão criando experiências mais envolventes para seus clientes e obtendo melhores resultados em termos de conversão e fidelização.

Case de RCS da Subway

Um exemplo de sucesso é a campanha da rede de fast food Subway, que utilizou o RCS para promover um novo sanduíche. Eles utilizaram botões de resposta rápida para seus clientes escolherem as opções do sanduíche. As imagens e vídeos criaram uma experiência mais envolvente para os usuários, e como resultado, a campanha de RCS aumentou 144% nas conversões em comparação a campanhas anteriores baseadas em SMS.

Eles iniciaram os testes nas cidades de Los Angeles, Houston e Cincinnati, e depois se expandiu para outros mercados nos Estados Unidos. Uma executiva da empresa ressaltou: “o RCS torna a experiência do cliente mais rica do que o SMS onde os consumidores estão, usando mensagens móveis. Com o RCS, os resultados de negócios são deslumbrantes, então por que você não faria isso”? Clique para ler o case completo.

Case de RCS da Zulily no Canadá

Outro caso de sucesso é da empresa de comércio eletrônico Zulily, que utilizou o RCS para criar uma experiência de compra mais interativa e envolvente.

A empresa usou botões interativos para permitir que os usuários escolhessem entre diferentes opções de produtos e criou uma experiência de checkout mais simplificada e intuitiva. Como resultado, a empresa conseguiu aumentar a taxa de conversão em 10% e reduzir as taxas de abandono de carrinho em 25%.

Case de RCS no mercado de turismo e transporte aéreo

O RCS também está sendo amplamente utilizado por empresas em setores como viagens, saúde e hospitalidade, para fornecer informações personalizadas sobre reservas e itinerários. A companhia aérea Vueling, por exemplo, usa o RCS para enviar informações sobre voos, horários de check-in e outras informações relacionadas a viagens aos seus clientes, criando uma experiência mais fácil e agradável.

Cases de RCS da Pontaltech

A Pontaltech é considerada a empresa brasileira que mais gerou cases de sucesso de RCS. Veja alguns:

Casas Bahia obteve aumento de 109% de conversão

Mercado Pago aumento 20% da recuperação de crédito com o RCS

Exsen aumento em 57% a taxa de pagamentos

Di Santinni aumenta receita na Black Friday utilizando o RCS

Quite Já aumenta 260% no interesse em acordo de cobrança

Qual sistema operacional não suporta a tecnologia RCS?

A tecnologia RCS requer um suporte específico de rede, hardware e software. Embora muitos dispositivos móveis modernos suportem RCS, essa tecnologia só está disponível para sistema operacional Android. Sendo assim, a disponibilidade do RCS pode variar de acordo com o país, operadora e dispositivo específico.

Contudo, não é necessário preocupação quanto à sua aderência no Brasil. O Android ocupa quase todo o market share do país. Embora a maior parte dos aparelhos estarem aptos a receber o RCS, a plataforma da Pontaltech possui um sistema de envio “fallback” que envia uma mensagem de SMS automaticamente e de forma alternativa. Tendo uma boa ferramenta, suas campanhas terão sucesso!

RCS e SMS: Segurança de dados

O RCS apresenta algumas vantagens em relação ao SMS em termos de segurança. Isso se deve em grande parte ao fato de o RCS ter um sistema de autenticação mais robusto, que usa criptografia para proteger as mensagens de terceiros. Por outro lado, o SMS pode ser vulnerável a ataques de phishing, roubo de identidade e outros tipos de violações de segurança, caso a plataforma de envio não seja oficial

No entanto, isso não significa que o SMS não possa ser usado com segurança. Fica sob responsabilidade do remetente, já que a escolha pela plataforma reflete na segurança dos dados e eficiência das campanhas.

Como o RCS aumenta a conversão em vendas?

Pesquisas recentes mostram que mensagens interativas aumentam, em média, 40% na taxa de conversão. Isso já começa a demonstrar o potencial que o canal traz para objetivos de vendas ou engajamento com a marca.

Existem diversas formas de uso, e sua eficiência foi comprovada em diversos cases mundiais de RCS. Seja para aumentar a taxa de conversão ou interesse na marca, o canal requer a interação do usuário para escolher produtos, agendar serviços, ver a localização ou realizar pagamentos, por exemplo.

Outra vantagem é que ele permite a integração com outros canais de vendas, tornando a experiência do cliente mais fluida e integrada. Utilizar o RCS para enviar mensagens de carrinho abandonado, direcionando o cliente para o site da empresa para finalizar a compra, é uma opção. Isso aumenta a chance de conversão e ajuda a reduzir a taxa de abandono de carrinho. 

Uma boa prática de uso do RCS é enviar mensagens segmentadas, com base no histórico de compras e nas preferências do cliente. Dessa forma, o conteúdo se torna mais relevantes, e aumenta o engajamento e a conclusão das ações propostas na mensagem.

Vantagens do SMS

O SMS é um canal eficaz para auxiliar nas vendas, pois permite que as empresas se comuniquem diretamente com seus clientes de forma rápida e personalizada. Através do SMS, é possível enviar promoções, descontos exclusivos, lembretes de pagamentos com o SMS Calendar, confirmações de pedidos, entre outros tipos de mensagens que podem incentivar o cliente a finalizar uma ação ou até mesmo a adquirir novos produtos ou serviços.

Além disso, o SMS alcança um grande número de clientes de forma rápida e fácil. Ao contrário de outras formas de marketing, como o e-mail marketing, o SMS é entregue diretamente no celular do cliente. Isso é especialmente útil para empresas que precisam fazer uma promoção de última hora ou que precisam enviar uma mensagem urgente aos clientes.

Por fim, o SMS também é uma ferramenta para o relacionamento com o cliente. Essa proximidade pode ser muito valiosa para a fidelização do cliente e para mantê-lo fiel à marca ao longo do tempo.

RCS e possibilidades métricas

As métricas do RCS são fundamentais para avaliar o desempenho das campanhas de comunicação e marketing realizadas através desta ferramenta. As principais métricas de RCS incluem a taxa de entrega das mensagens, a taxa de abertura, a taxa de cliques ou engajamento e a taxa de conversão.

A taxa de entrega indica quantas mensagens foram entregues com sucesso aos destinatários, enquanto a taxa de abertura indica quantas pessoas abriram a mensagem. Já a taxa de cliques mede quantas pessoas clicaram em algum link ou botão presente na mensagem, e a taxa de conversão indica quantas pessoas realizaram uma ação de compra ou outra ação específica a partir da mensagem recebida. 

Qual é a melhor empresa de SMS e RCS do Brasil?

A Pontaltech é uma empresa de comunicação que oferece plataformas completas de RCS e SMS. Em 2022, a empresa foi a que mais gerou cases de RCS do Brasil. Nossos produtos ajudam as empresas a se comunicarem de forma mais eficaz e personalizada com seus clientes.

Por fim, para criar campanhas de marketing e vendas mais interativas, segmentadas e integradas, acompanhando de perto as métricas de desempenho para obter melhores resultados, conte com a gente! Seja por meio do RCS, com recursos avançados de interatividade, ou do SMS, que oferece praticidade e agilidade na comunicação, oferecemos as melhores soluções para ajudá-los a crescer seus negócios. Fale com um de nossos especialistas

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28 de março de 2023
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