Varejo 4.0: tudo sobre uso de canais, voicebot e mais!
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Tudo sobre varejo 4.0: canais digitais, voicebot e mais

Conheça os benefícios e as vantagens de implementar o varejo 4.0 e saiba como oferecer as melhores experiências aos clientes.
vrejo.4.0 tudo sobre

O varejo 4.0 é um conceito que tem ganhado cada vez mais atenção nos últimos anos. Trata-se de uma evolução do varejo tradicional, impulsionada pelas mudanças tecnológicas e pela crescente demanda por experiências de compra personalizadas e convenientes. Já que essa nova abordagem conecta diferentes canais de venda, é possível coletar e analisar os dados para otimizar a conversão. 

O objetivo é oferecer aos clientes uma experiência de compra mais fluida, seja no ambiente físico ou digital. Varejistas que adotam o modelo são capazes de tomar decisões mais precisas e estratégicas. Além disso, oferecem uma jornada do cliente única e memorável, com recomendações de produtos e serviços que atendam às suas necessidades específicas.

Neste artigo, vamos explorar em detalhes o que é o varejo 4.0 e quais são as suas principais características e desafios. Conheça exemplos de mix de canais utilizando tecnologias que transformam a interação entre empresas e consumidores. Acompanhe! 

O que é varejo 4.0?

O varejo 4.0 é uma abordagem que busca integrar vários recursos digitais a um mesmo processo de compra. Ele moderniza a experiência de conversão do cliente, tornando-a mais personalizada, conveniente e interativa. A tecnologia é usada para evitar atritos e facilitar a interação, que se estende por diferentes canais de venda, como lojas físicas, e-commerce, aplicativos, voicebots, SMS, RCS, bem como as redes sociais, entre outros.

Por ser uma evolução do varejo tradicional, as marcas buscam atender o novo comportamento do consumidor, assim como suas demandas. Até porque ele se diferencia por usar inteligência artificial, internet das coisas e realidade aumentada, por exemplo.

Tudo isso culmina em um objetivo: oferecer a melhor experiência e jornada, tanto de compra, como de relacionamento. Isto é, desde que ela atenda às necessidades e expectativas do consumidor, independentemente do canal escolhido.

Quais são as características do varejo 4.0?

A principal característica do varejo 4.0 é o apelo pelas inovações tecnológicas que visam melhorar a experiência de jornada do cliente. Através da integração dos canais de venda, o consumidor pode ser engajado para comprar em diferentes plataformas, como lojas físicas, e-commerce e aplicativos. 

Diferentemente do varejo 3.0 que já usa essas tecnologias, esta nova versão pretende integrar cada vez mais o mundo real e o virtual. De maneira híbrida, o cliente transita por todos os ambientes propostos pela marca sem dificuldades, e ainda pode ter decidir pela compra rapidamente.

Outro fator importante do varejo 4.0, é a busca por eficiência operacional e redução de custos por meio da automação de processos, logística inteligente e gestão de estoques. Isso permite que as empresas possam oferecer preços mais competitivos e melhorar a margem de lucro, ao mesmo tempo em que melhoram a experiência de compra do cliente. Conheça a seguir algumas das principais características do varejo 4.0:

Conectividade

No varejo 4.0, os diferentes canais de venda (lojas físicas, e-commerce, mobile, etc.) são integrados, permitindo ao cliente uma experiência de compra omnichannel, bem como uma maior aproximação da marca. 

Personalização

A coleta e análise de dados em tempo real permitem que os varejistas ofereçam aos seus clientes uma jornada digital mais personalizada. A partir dessas informações, é possível prever demandas ou mesmo oferecer recomendações de produtos e serviços que atendam às necessidades específicas.

Experiência do cliente

O varejo 4.0 busca oferecer uma experiência de compra única e memorável, seja no ambiente físico ou digital. Isso inclui desde a ambientação da loja até a interação com os vendedores e a facilidade de pagamento.

Um exemplo disso é a forma como a marca consegue guiar o consumidor. O canal escolhido pode ser a chave para encantar o cliente, desde o início até a finalização de uma compra. Varejo de moda e artigos pessoais precisam apostar bastante em ferramentas completas, já que a quantidade de produtos são muitos.

Em outras palavras, conhecer o perfil do cliente, preferências, canais que acessa, e o quanto está disposto a deixar ser conduzido pela sua marca, é o básico para oferecer exatamente o que ele busca.

Eficiência

A automação de processos e a adoção de tecnologias como a inteligência artificial e o machine learning permitem aos varejistas uma gestão mais eficiente do estoque, da logística e de outras áreas críticas do negócio.

Benefícios de investir no varejo 4.0

Investir no varejo 4.0 pode trazer diversos benefícios para as empresas que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Uma das principais vantagens é o poder de aumentar a autoridade da marca, assim como a fidelidade do cliente. Aliás, se o cliente é bem-atendido pela sua empresa e percebe um custo-benefício claro, porque mudar para o concorrente?

Uma vez que o consumidor está em todos os lugares e ao mesmo tempo, as marcas também devem estar. Acompanhá-lo não é tarefa fácil, mas com o auxílio da tecnologia isso é possível. E já que a disputa pela atenção virou uma verdadeira “economia” aonde as marcas não apenas disputam com seus pares, mas com outros segmentos de mercado, deixar impactos positivos na mente do consumidor é regra.

Vantagens financeiras do varejo 4.0

Já falamos sobre os benefícios que são percebidos através do valor que uma marca pode entregar, mas as companhias são altamente recompensadas. Se você entrega o que o cliente precisa e faz a jornada nos canais que ele prefere, há grandes chances dele se tornar fiel à marca.

Consequentemente, isso aumenta a receita e a margem de lucro, pois a satisfação gera receita e promoção da marca. Ou seja, além de movimentar as redes sociais com bons comentários sobre o produto ou serviço, a indicação para familiares e amigos ainda é muito importante!

Outra grande vantagem do varejo 4.0 é a possibilidade de reduzir custos operacionais. Seja por meio da automação de processos, gestão de estoques e logística inteligente, ou mesmo na comunicação, o segredo é sempre utilizar a tecnologia para encurtar espaços, diminuir tempo e acelerar o funil de vendas

Tudo isso pode levar a uma melhoria na eficiência e produtividade da empresa, que se traduz em um aumento na margem de lucro. Além disso, integrar canais de conversão permite que a empresa alcance novos públicos e mercados, aumentando assim sua base de clientes e seu potencial de crescimento. 

Por fim, o varejo 4.0 traz mudanças na cultura organizacional, já que exige que os negócios tenham uma maior ênfase na inovação, no empreendedorismo e na colaboração entre as diferentes áreas da empresa. 

Quais os desafios do novo varejo 4.0?

Apesar dos benefícios que o varejo 4.0 podem trazer para as empresas, alguns desafios precisam ser superados para que a transição seja bem-sucedida. Um deles, é a necessidade de investimento em tecnologia e infraestrutura, o que pode ser um obstáculo para pequenas e médias empresas. 

Além disso, a implementação de novas tecnologias pode exigir mudanças culturais, investimento em segurança e treinamento de funcionários. Como este novo modelo varejista lida com grandes quantidades de dados, é necessário especialização nesta área para tomar as melhores decisões.

Não menos importante, a concorrência acirrada e a rápida evolução das tecnologias também são desafios se destacar no varejo 4.0. Sendo assim, é necessário estar sempre atento às tendências e inovações do mercado, e ser capaz de adaptar-se rapidamente às mudanças para permanecer competitivo. 

Quais as principais tecnologias presentes no varejo 4.0?

A evolução do varejo inclui a integração dos canais de venda online e offline para oferecer experiências de compra mais personalizadas e eficientes. Algumas das principais tecnologias presentes no varejo 4.0 incluem a inteligência artificial (IA), o machine learning, o big data, a Internet das Coisas (IoT) e a realidade aumentada.

A inteligência artificial é uma tecnologia que permite que as máquinas aprendam e se ajustem automaticamente com base em dados e padrões identificados. Ou seja, no varejo 4.0, a IA pode ser utilizada para personalizar a experiência de compra do cliente, interagindo de maneira exclusiva através de canais de comunicação.

O machine learning é uma subcategoria da IA que permite que as máquinas aprendam e melhorem com o tempo, o que pode ajudar as empresas a identificar tendências e oportunidades de mercado. Já o big data permite às empresas coletar e analisar grandes quantidades de dados de clientes e transações, com o objetivo de identificar padrões e insights valiosos. 

Por sua vez, a IoT pode ser utilizada para conectar dispositivos e objetos ao ambiente de varejo, permitindo que as empresas monitorem e gerenciem os estoques e a logística de forma mais eficiente. E por fim, a realidade aumentada permite que os clientes visualizem e experimentem produtos de forma virtual, antes de realizar a compra, o que pode aumentar a confiança e a satisfação do cliente.

4 formas de usar voicebot no varejo 4.0

  • Oferecer um atendimento rápido e eficiente: o que é especialmente importante em um mercado cada vez mais competitivo;
  • Personalização do atendimento: com a ajuda de um assistente de voz, é possível coletar informações sobre as preferências e necessidades de cada cliente, e assim, oferecer recomendações personalizadas e sugestões de produtos que estejam mais alinhados com o seu perfil e histórico de compras;
  • Promover o engajamento do cliente e aumentar a fidelidade à marca: através de jogos, quizzes e outras interações divertidas, é possível criar uma experiência de compra mais envolvente e interativa, tornando a experiência do cliente mais memorável e impactante;
  • Coletar feedback dos clientes e monitorar a satisfação com a empresa: com a ajuda de um agente de voz, é possível obter informações valiosas sobre o que os clientes estão achando da marca e do atendimento, permitindo que a empresa faça ajustes e melhorias para garantir a sua satisfação e fidelidade.

3 formas de usar RCS no varejo 4.0

  • Integração com outras plataformas: o RCS pode ser integrado às aplicações de CRM e ERP para automatizar processos internos da empresa. Isso facilita o atendimento personalizado e assim aumenta a fidelidade do cliente final;
  • Personalização do atendimento: através do chatbot (robô), você consegue personalizar o contato com seus clientes de forma interativa;
  • Jornada completa: com todos os recursos disponíveis no RCS, é possível conduzir o usuário a uma experiência única para estimular sua conversão.
varejo 4.0 com o RCS

Como implementar o varejo 4.0 em seu negócio?

A era digital chegou e com ela, o varejo 4.0 veio tomar conta. Para implementar esse novo conceito no seu negócio, em resumo, é importante começar com uma análise detalhada dos processos internos da empresa. Isso inclui a gestão de estoque até o atendimento ao cliente, passando pela logística e marketing. Nessa etapa, é importante identificar quais são os pontos de melhoria e como a tecnologia pode ser utilizada para otimizar esses processos.

Em seguida, é preciso investir em ferramentas ou canais de comunicação, como as já citadas nesse conteúdo. O uso do voicebot no varejo 4.0 pode trazer uma série de benefícios para as empresas, desde a melhora do atendimento ao cliente até o aumento da fidelidade e engajamento, por exemplo. 

Mas, para aproveitar ao máximo essa ferramenta, é importante que as empresas estejam sempre buscando formas criativas de utilizar o voicebot para aprimorar a experiência do cliente. Para isso, você precisa contar com um parceiro como a Pontaltech, que oferece o Play!, o agente virtual certo para a sua marca. 

Por fim, é possível contar com um canal de comunicação que cuida de toda a jornada do seu cliente, em um mesmo ambiente. O RCS possui recursos de chatbot, botões, carrossel de imagens, vídeos e integrações com apps e outros produtos a fim de aumentar a interação com cada usuário.

Fale com um de nossos consultores e conte com a nossa experiência na implementação do varejo 4.0. Lembre-se que esse é um processo contínuo e que requer investimento constante em tecnologia e capacitação da equipe.

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20 de março de 2023
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