SMS Marketing: o que é, como e por que usar?
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O que é SMS Marketing, como usar e por que adotá-lo

Saiba o que é SMS Marketing, ferramenta essencial para o sucesso de sua conexão e relacionamento com o cliente!
O que é SMS Marketing

Já pensou em ter o SMS Marketing como parte da sua estratégia de captação e fidelização de clientes? Se ainda não, está na hora de conhecer melhor sobre essa ferramenta e o poder dela!

O SMS marketing é uma das estratégias que oferecem o melhor custo-benefício, sendo capaz de reduzir o custo com o marketing ao mesmo tempo que amplia a carteira de clientes.

Uma das vantagens  do SMS Marketing é que esse modelo possui uma taxa de abertura de quase 100%, segundo dados do SPC Brasil. Diante disso, a elaboração de campanhas de marketing por SMS é, sem sombra de dúvida, um campo que precisa ser explorado pelas empresas nacionais.

Quer entender melhor como usar o SMS Marketing e por que adotá-lo? Então, continue a leitura conosco! 

Como utilizar o SMS na estratégia de comunicação?

Como utilizar o SMS na estratégia de comunicação

O SMS é um canal de comunicação que existe desde 1992 e, atualmente, é utilizado por mais de 5 bilhões de pessoas ao redor do mundo.

Mesmo que hoje as redes sociais como o WhatsApp e o Telegram sejam bastante utilizadas para o envio de mensagens, o SMS é uma importante estratégia de comunicação das empresas. 

Para isso, é necessário seguir algumas recomendações importantes de uso desse recurso!

Uma delas é sempre manter os dados dos seus clientes atualizados, afinal, é muito comum que os mesmos alterem os números de telefone pelos mais diversos motivos pessoais.

Além disso, por se tratar de uma mensagem mais objetiva, o SMS enviado para os seus clientes precisam ser curtos e direto ao ponto, contendo somente as informações realmente relevantes para eles.

Também é importante segmentar o envio do SMS por grupos de interesse, dessa forma, você poderá alcançar as pessoas certas, com a linguagem adequada e obter resultados positivos.

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O que é uma boa prática de SMS Marketing?

Existe uma combinação de fatores que determinam o sucesso da sua campanha de SMS. Para ter um fluxo eficiente de SMS, é necessário se planejar e respeitar as limitações legais de contrato, ou seja, possuir boas práticas.

Nesse cenário, o primeiro ponto que você deve se ater é entender a sua relação com o destinatário. Ou seja, quanto mais você souber sobre o seu cliente, mais eficaz será sua comunicação. 

Uma outra boa prática que fará toda diferença na sua campanha de marketing é planejar mensagens diretas. Isso é necessário tendo em vista que o SMS é um canal onde o usuário espera encontrar agilidade, além de possuir uma limitação de 160 caracteres.

SMS Marketing e suas aplicações

O uso do SMS permite ser utilizado nas mais diversas situações graças a sua flexibilidade. Veja só algumas das aplicações do SMS Marketing:

SMS Transacional

O SMS Transacional é um modelo de mensagem que tem como intuito informar sobre transações entre o cliente e a empresa. Geralmente, ele é utilizado para confirmação de pagamento, prazos de troca e rastreamento de pedidos.

SMS Institucional

O SMS Institucional possui como objetivo divulgar campanhas, conteúdos e posicionamentos da marca. 

SMS Promocional

O SMS promocional é utilizado para divulgar promoções e ofertas. Geralmente, esses SMSs são enviados para uma lista exclusiva do banco de clientes.

SMS de tráfego ou SMS hotsite

O SMS de tráfego tem como objetivo levar o cliente para uma página da marca para a internet.

SMS em datas especiais

Uma boa forma de se relacionar com os clientes é enviando SMS em datas especiais para se tornar presentes na vida das pessoas.

Essas mensagens costumam ser enviadas no Natal, Dia das Mães, Aniversário, Páscoa… onde o foco é no cliente, não em vendas. 

SMS Marketing: o que avaliar?

SMS Marketing: o que avaliar?

Para saber se a campanha de SMS Marketing está sendo realmente eficiente é necessário avaliar, ou seja, analisar os seus resultados.

Essa avaliação pode ser feita através dos mais diversos indicadores próprios para esse tipo de estratégia. Entre eles, podemos citar a taxa de entrega, taxa de saída, mensagens não entregues e taxa de conversão.

Sempre se lembre que essa avaliação de resultados é necessária para encontrar os pontos de melhoria, de forma a sempre manter o cliente por perto.

Quando a marca insiste em enviar SMS com conteúdos que não interessam para o usuário, isso pode gerar a saída do cliente da base.

Por outro lado, quando ele percebe que o conteúdo é interessante, se aproxima ainda mais da marca.

Quanto custa o SMS?

O SMS pode ter um preço bastante variável e isso depende do tipo de serviço de disparo que você contrata e do volume de mensagens.

De qualquer modo, podemos afirmar com certeza que o custo-benefício do SMS é mais baixo em comparação a outros canais.

Mas atenção: existem empresas que oferecem esse serviço com preços muito menores do que é praticado no mercado e isso pode ser uma tremenda furada.

Isso porque pode se tratar de SMS Pirata, um tipo de serviço que não é homologado pela Anatel.

Adotar SMS Pirata pode ser bastante prejudicial para a sua empresa, tendo em vista que os mesmos não são rastreados, faltando assim a garantia da entrega da mensagem.

Ao contratar fornecedores oficiais que possuem o shortcode, que são números de identificação menores, com 4 a 6 dígitos, você pode desfrutar da rastreabilidade das mensagens, além das informações de envio e recebimento.

Para isso, conte com o SMS da Pontaltech.

Confie sua comunicação a um broker oficial

Escolher a ferramenta correta e que assegure uma campanha eficiente é de suma importância para que a sua estratégia tenha sucesso.

Ao confiar em uma empresa homologada com as principais operadoras você pode ficar seguro pois terá a permissão do envio de SMS respeitando todas as regras, com certeza de entrega e de ter relatórios.

Veja só alguns dos benefícios que você pode desfrutar utilizando um serviço como o Pontaltech:

Interface intuitiva

Nossa plataforma de SMS é flexível e se adequa à comunicação das empresas através de criação ou importação de layout. Da mesma forma, a navegação é descomplicada e intuitiva.

Monitoramento

Com visão analítica completa, todos os indicadores ficam disponíveis em tempo real.

Garantia de entrega

Além da entrega rápida, temos a confirmação de recebimento. Mesmo que a mensagem não seja entregue, é apresentado o motivo, que aqui nós chamamos de “status de envio”.

Rastreamento da navegação

Em ações em que o cliente é direcionado para uma página na internet, é possível fazer o rastreamento da navegação completa. 

Segurança

Possuímos certificado digital com criptografia e  proteção de dados em três pilares: a confidencialidade, a integridade e a disponibilidade das informações.

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Exemplos de textos já criados de SMS Marketing

Achou interessante a ideia de ter o SMS Marketing como parte da sua estratégia? Veja algumas aplicações práticas das mensagens: 

Envio de campanha de marketing

O SMS não se limita apenas a texto, você também pode incluir um link curto com Call-To-Action para obter mais cliques para a sua página. Veja aqui um exemplo: 

“Você já conhece o lançamento da coleção VERÃO da [nome da marca]. Confira as novidades clicando aqui: [link] e ganhe 15%OFF.”

Sugestão de compra

Utilizando CRMs você pode segmentar as preferências da sua base de clientes para alcançá-los individualmente com produtos que eles estavam interessados. Veja o exemplo a seguir:

“Ei [nome do cliente], o [nome do produto] está esperando por você! Clique no link [link] e finalize a sua compra, ele é todo seu!”

Obtenção de Feedback

Para acompanhar o nível de satisfação dos clientes, você pode enviar pesquisa por SMS, perguntando o quão satisfeitos eles estão com suas compras. Veja o exemplo:

“Olá, [nome do cliente], você está curtindo o [nome do produto]? Em uma escala de 0 a 10 (sendo 10 a melhor avaliação), como você avaliaria? Deixe o seu feedback respondendo a esta mensagem.”

Cases de sucesso de campanhas por SMS marketing

Para te inspirar, veja alguns exemplos de cases de sucesso da Pontaltech:

Intermediadora de Delivery ganha eficiência ao utilizar nossa solução em SMS

Sendo um ponto estratégico da rotina da empresa, a Box Delivery escolheu o SMS como canal para se comunicar com clientes e entregadores parceiros. 

A Pontaltech oferece a Box Delivery uma plataforma acessível e prática, com entrega rápida e segura, permitindo o acompanhamento do crescimento exponencial da empresa.

Startup aumenta em 500% a quantidade de envio de SMS, seu principal canal de conversão

A Quite Já, empresa que inovou o jeito de negociar dívidas, procurava um serviço de SMS que oferecesse qualidade, preço competitivo e, principalmente, segurança.

Através da solução Pontaltech a Quite Já passou a receber todo o suporte técnico e estratégico, para alcançar o sucesso de suas ações. Utilizando essa estratégia, o crescimento do canal foi de 5 vezes.

Rede varejista teve 70% de aumento na procura por canais de pagamento e negociação

A rede de Lojas Edmil precisava melhorar sua comunicação por SMS, pois o serviço que utilizava demorava para entregar suas mensagens, além de possuir dificuldade para localizar seus clientes. 

Através da parceria com a Pontaltech, a procura pelo canal de pagamento e negociação aumentou em 70% com ações de disparo de SMS.

Dicas para melhorar uma estratégia de SMS marketing

Se você já utiliza o SMS Marketing na sua estratégia e deseja otimizar os resultados, então confira as dicas que a Pontaltech trouxe para você ter melhores resultados:

Seja breve, claro e objetivo

SMS precisa ser curto e direto, de forma a estimular a ação do seu público mesmo que ele esteja em movimento, em meio a correria do dia a dia.

Envie mensagens que estimulem uma ação 

As mensagens que costumam ser mais eficientes são aquelas que estimulam uma ação.

Solicite que o seu cliente clique em link, realize alguma espécie de avaliação ou interaja com você de maneira natural.

Possua constância no envio de mensagens

O segredo para o sucesso é a constância e isso se aplica nas estratégias de SMS Marketing também.

Programe o envio de mensagens em momentos específicos, como após a compra, após a visita no site ou para fornecer sua opinião sobre o que foi adquirido.

Envie o SMS em horário comercial

Para obter melhores retornos e menos chateamento por parte dos clientes, o ideal é sempre enviar o SMS marketing em horário comercial. 

Ofereça cupons de desconto

Por fim, e não menos importante, pense na possibilidade de enviar os cupons por SMS para garantir que o consumidor receba o mimo e aumente as chances de que ele volte a comprar com você.

Como avaliar resultados de campanha de SMS marketing

Comentamos anteriormente sobre a avaliação de resultados nas campanhas de SMS Marketing, mas não exploramos a fundo sobre o que se tratava os indicadores.

Agora, vejamos o que cada uma dessas métricas representam:

Taxa de entrega

As taxas de entrega do SMS como o próprio nome sugere, é o quanto as mensagens enviadas chegaram nos telefones e foram abertas.

Utilizando um serviço homologado você pode ter até 98% de taxa de entrega/abertura, muito superiores aos 22% de uma campanha de e-mail marketing. 

Taxa de saída (opt-out)

A taxa de saída se trata do percentual de potenciais que solicitaram o desligamento de sua base de envio.

Esse indicador deve ser utilizado para monitorar o grau de satisfação da sua base de clientes com as comunicações recebidas.

Taxa de conversão

A taxa de conversão indica a porcentagem de pessoas que completaram uma determinada ação solicitada no SMS e avançaram no funil de vendas.

A avaliação dessa métrica pode ser feita bimestral ou trimestralmente, por exemplo, com a comparação do banco de dados para evidenciar esse avanço.

Taxa de resposta

A taxa de resposta é uma métrica que indica o quantitativo de respostas que a sua empresa obteve sobre a campanha.

Como a Pontaltech pode te ajudar em sua estratégia de SMS marketing

O serviço da Pontaltech de disparo de SMS possui funcionalidades para facilitar o dia a dia da sua empresa.

Trazemos soluções para enriquecer as análises e estratégias, além de recursos que tornam a experiência do seu cliente ainda melhor.

Garantimos o envio de SMS em massa a milhares de pessoas simultaneamente, com eficiência e oferecendo a você campanhas com alto desempenho.

Nossa tecnologia garante uma entrega segura e instantânea, incluindo confirmação de recebimentos, disparos personalizados e painel de respostas. 

Além disso, através do gerenciador de SMS, sua empresa pode interagir com seus clientes como se fosse um chat. 

Então, se você está buscando uma plataforma para enviar SMS de maneira flexível e estratégica, a Pontaltech é para você!

Atendemos a tipos de segmentos e campanhas, otimizando a sua comunicação com o melhor serviço de disparo de mensagens em massa.

Para conhecer mais sobre nossa solução, entre em contato com um de nossos especialistas. 

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Conclusão

Como você viu até aqui, com o uso de uma plataforma eficiente de disparo de SMS Marketing, você poderá alavancar os seus resultados.

O que não faltam são exemplos de negócios que estão desfrutando do custo-benefício dessa estratégia de Marketing para a captação e fidelização de clientes.

A plataforma de SMS Marketing é uma ferramenta simples e prática, mas poderosa, sendo responsável por estreitar os laços e elevar a relação entre a sua marca e clientes.

E aí, você gostou desse artigo? Tem muito mais conteúdo esperando por você aqui no nosso blog!

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27 de janeiro de 2022
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